Qual a função da serotonina?

Escrito por julie scott | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a função da serotonina?
Os níveis de serotonina contribuem para um bom humor (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A serotonina é uma substância química que ajuda a transmitir mensagens ao longo das vias nervosas do corpo. É um hormônio neurotransmissor, com um grande trabalho a fazer. Humor, digestão, sono e sexualidade, para citar apenas alguns itens, são controlados pela serotonina. Há alguma evidência ela que possa até mesmo desempenhar um papel na regeneração de células.

Outras pessoas estão lendo

Sempre é suficiente

Um bom humor é o resultado de serotonina fazendo seu trabalho corretamente. Como as balanças de justiça, o sistema nervoso central depende de níveis equilibrados de serotonina para permitir que o corpo funcione em sua eficiência máxima. Isto é importante quando o objetivo é evitar situações médicas, tais como depressão, ansiedade/pânico, transtorno bipolar e enxaqueca.

Assistida pelo aminoácido triptofano, os níveis de serotonina sobem e descem no cérebro. Este hormônio é uma substância química creditada por manter o "sentimento de felicidade", porque ajuda a manter o nosso humor em um caminho estável. Isso acalma a ansiedade, alivia os sentimentos de depressão e nos ajuda a ter uma boa noite de sono.

Hormônio e química

Como um neurotransmissor, ela dirige os impulsos nervosos entre o cérebro e outros locais do corpo e de volta para o cérebro. As concentrações de serotonina são mais elevadas em locais críticos ao longo do sistema nervoso central, tais como os gânglios basais e no hipotálamo. Este hormônio natural também está presente nas células, tumores de tecidos periféricos e carcinoide.

Se o hormônio serotonina estiver naturalmente baixo, os médicos às vezes prescrevem 5-hidroxitriptamina para aliviar os sintomas leves de depressão que afetam algumas pessoas. A ciência, mais uma vez, dá a sua contribuição. Desta vez é para produzir a sensação de calma.

Os seres humanos são criaturas de vida padronizada. Eles têm padrões de ritmo circadiano ligados a períodos de vigília e sono. É importante evitar longos dias e horas de atraso se deseja manter níveis saudáveis ​​de serotonina, a qual se reabastece durante os períodos de sono do mesmo modo que é consumida com períodos anormais de vigília. Levantar-se muito cedo não ajuda muito, também.

Mais serotonina, por favor

Algumas drogas que afetam o nível de serotonina estão disponíveis para manter a nossa "sensação de prazer" e êxtase e são uma novidade nas ruas. O ecstasy mistura as mensagens que enviam serotonina ao longo das vias nervosas, libertando quantidades que estão além das necessidades do corpo.

A enorme liberação de serotonina aumenta a consciência emocional, confiança e intimidade, porque ela explode em uma grande erupção energética que visivelmente esgota o montante disponível para o uso normal. Felizmente, o cérebro é capaz de reconstituir seu armazém de serotonina.

Muito mais... e rápido

O cérebro pode acelerar a produção de serotonina, se você se ficar doente, descansar no dia seguinte, beber bastante leite e comer bananas. O cérebro reage muito mais rápido para o pedido que seu corpo está fazendo por mais serotonina.

Leite e bananas são um alimento fonte de triptofano, que desencadeia a produção da substância. A adição de leite e bananas por esse motivo melhora o processo, a fim de manter um modo equilibrado e restaurar os níveis de energia do corpo.

Além de realizar o processo importante de fazer mais serotonina, leite e bananas são alimentos "confortáveis" que não costumam perturbar o estômago. Muito mais importante é o fato de que eles são capazes de dar essa "sensação boa" de humor pelo tempo de terminar de apreciá-los. Claro, viciados natos em comprimidos são propensos a apreciar a disponibilidade de triptofano natural, obtidos em lojas de alimentos saudáveis.

O autodiagnóstico pode ser prejudicial para a sua saúde

Mesmo que saiba exatamente o que está errado com você, se a depressão é marcante com mais freqüência, você deve consultar o seu médico. O secretário de saúde alimentar não tem uma licença para diagnosticar ou prescrever qualquer coisa. Mais um elemento pode desempenhar um papel em seus sentimentos de depressão.

A serotonina vem do triptofano, que está presente na corrente sanguínea. Por sua vez, a serotonina produz uma substância chamada melatonina. O sono atrasado ou acordar muito cedo indica baixos níveis de melatonina. O médico pode determinar o que está faltando ou está em baixa: triptofano, serotonina ou a melatonina. O médico que tem a licença para diagnosticar e tratar corretamente pode prescrever o remédio apropriado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível