Como funcionam os estabilizadores de tensão

Escrito por jack gerard | Traduzido por francisco bernardes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os estabilizadores de tensão fornecem uma quantidade constante de corrente elétrica para dispositivos eletrônicos quando a energia oscila em casa ou no escritório, onde os dispositivos estão localizados. Picos de energia e quedas de energia repentina podem causar sérios danos aos computadores e a outros equipamentos eletrônicos sensíveis. Estabilizadores de tensão armazenam energia e a fornecem, a partir de sua reserva, para os dispositivos a eles conectados, ignorando as variações de energia. Alguns estabilizadores de tensão também contam com uma fonte de alimentação universal (UPS), que é um sistema de segurança com baterias que permite que dispositivos, tais como os computadores, continuem a operar durante um período limitado de tempo, no caso de uma falha de energia. O UPS é feito para dar tempo suficiente para desligar corretamente o computador ou outros dispositivos, a fim de evitar a perda de dados ou outros problemas.

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento de um estabilizador de tensão padrão

Os detalhes de como um estabilizador de tensão funciona variam de um tipo para outro, mas os princípios básicos permanecem os mesmos. Um estabilizador de tensão é conectado a uma tomada, que carrega uma série de capacitores ou baterias no estabilizador. Estes capacitores mantêm sua carga, mesmo que a quantidade de energia da tomada oscile. Qualquer dispositivo conectado ao estabilizador vai tirar a sua energia dos capacitores ou das baterias em vez de diretamente da tomada. O estabilizador de tensão é ligado de modo que a tomada e os dispositivos fiquem em circuitos separados. Conforme um dispositivo drena energia dos capacitores, a energia vinda da tomada continuará a recarregá-los. Devido à resistência no circuito do estabilizador, a energia dedicadas aos dispositivos é menor do que a tensão ideal da tomada. Isto significa que os dispositivos podem ficar ligeiramente mais lentos, quando ligados a um estabilizador de tensão.

Estabilizadores de tensão com amplificadores

Para compensar a menor potência fornecida pelo estabilizador de tensão, alguns modelos incluem um amplificador. Este amplificador aumenta a entrada de tensão que carrega os capacitores ou baterias, garantindo que eles não sofram muita perda de energia a partir dos dispositivos quando a energia principal oscila. Na maioria dos modelos o amplificador permanece desligado quando a tensão de saída é estável; quando a tensão começa a cair, no entanto, o amplificador é ligado e mantém constante a entrada de energia nos capacitores. Isso, então, permite que os dispositivos tirem mais energia dos capacitores ou baterias. Isto melhora o desempenho do estabilizador de tensão e dos dispositivos eletrônicos, mas os amplificadores aumentam o custo e o tamanho total da unidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível