×
Loading ...

Como funcionam os relógios nos quais se dá corda com chave

Atualizado em 23 março, 2017

As pessoas têm usado relógios por milhares de anos. Os primeiros relógios tinham a forma de discos solares, ampulhetas e velas. Hoje eles podem funcionar de várias maneiras, inclusive por corda. Os relógios de chave são relógios movidos a corda, nos quais uma chave põe em movimento uma mola mestra mecânica. O relógio funciona à medida que a mola mestra se desenrola.

Alguns mecanismos de relógio funcionam acionando-se uma mola mestra com uma chave (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Datas importantes para os relógios

Os relógios de sol têm sido usados para marcar o tempo desde 742 a.C., e as ampulhetas desde 330 d.C. No século XIV, a indústria dos relógios teve início na Inglaterra. A primeira mola mestra foi inventada por um serralheiro em Nuremberg, em 1490, e o primeiro relógio apareceu em 1510. Logo depois, Galileu descobriu as propriedades do pêndulo. A renomada indústria de relógios começou em Genebra, na Suíça, pelo fim do século XVI. Foram usados rubis pela primeira vez para equilibrar partes de um relógio em 1704, e em 1921 o relógio de cristal de quartzo foi criado por Warren Marrison. O relógio atômico fez sua primeira aparição em 1955.

Loading...

Dando corda no relógio a chave

O relógio mecânico de corda a chave usa uma chave para acionar a sua mola mestra a fim de prover energia. Quando você vira a chave, está apertando a mola de metal, que então armazena energia, comprimindo a mola mestra para um lugar menor. Quando ela se desenrola, a energia armazenada se solta para movimentar uma roda de força, que usa o movimento para frente e para trás de um pivô. A roda de força então transmite impulso para a roda da hora e do minuto usando engrenagens.

Regulando a roda de força

A roda de força do relógio pode ser regulada por uma roda de equilíbrio que age como um pêndulo, ou a mais sofisticada plataforma de escapamento. À medida que a roda de força se movimenta para frente e para trás, o conhecido som de "tique-taque" é ouvido. Os ponteiros que varrem o painel dão um sinal visual da hora e do minuto. Para adiantar o relógio ou atrasá-lo, uma rosca perto da roda de equilíbrio é girada na direção apropriada.

Dando corda no relógio

Muitos relógios a corda são acionados ao menos uma vez por semana, embora alguns necessitem de corda somente de 15 em 15 dias. para dar corda no relógio, insira a chave em buracos no visor da frente do relógio que foram especialmente projetados para este propósito. Alguns relógios a chave tocam melodias de carrilhão para indicar a hora ou meia hora.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...