As funções dos departamentos de marketing e de vendas na produção

Escrito por laura acevedo | Traduzido por fabiana silva
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As funções dos departamentos de marketing e de vendas na produção
Realizar reuniões entre o departamento de marketing e de produção pode ajudar a solidificar os cronogramas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A cooperação entre os vários departamentos dentro de uma empresa é essencial para aumentar a lucratividade. Os departamentos de produção, de marketing ou de vendas têm funções diferentes, mas um objetivo geral semelhante. Ambos buscam aumentar as vendas e os lucros, fornecendo produtos que os clientes precisam ou querem. As áreas de marketing e de suporte de vendas, dentro do departamento de produção, podem ajudar a vincular as preferências dos clientes ao processo de produção.

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Definição do produto

As exigências, as preferências e as necessidades do cliente podem mudar rapidamente. Os produtos procurados em uma época podem ser esquecidos na temporada seguinte. A pesquisa realizada por um departamento de marketing aponta as mudanças na demanda do cliente. Os setores de marketing e de vendas podem ajudar a traduzir a demanda do cliente em especificações no produto. Essas definições podem incluir as opções de cores, os tamanhos de pacotes, as modificações de recursos e até mesmo a troca por uma nova linha de produtos.

Estabelecer as diretrizes para cota de produção

Os relatórios, reuniões e sessões de estratégia realizados entre o pessoal de marketing, de produção e de vendas podem ajudar a estimar a capacidade da produção e as mudanças nos produtos. O departamento de marketing pode auxiliar a orientar os requisitos de tempo e de quantidade da produção. Um cronograma de produção bem orquestrado pode minimizar o desperdício e aumentar os lucros. Por exemplo, os departamentos de marketing aconselham a produção de uma promoção especial, criada para elevar a demanda por produtos. Os setores de produção aumentam antecipadamente a produção, para garantir uma quantidade suficiente de produtos para o fornecimento.

Qualidade

O pessoal de vendas frequentemente reconhece a constante relação existente entre a qualidade e o preço. Quando os clientes não baseiam suas compras no preço, eles exigem produtos de maior qualidade. E há outras ocasiões em que os clientes preferem os itens de baixo custo. O pessoal de marketing e de vendas ajuda a transmitir essas preferências para o departamento de produção. Os gerentes de produção podem então modificar as matérias-primas, as ofertas e as especificações dos produtos de acordo com as exigências de qualidade.

Comunicação com os clientes

Os departamentos de marketing e de vendas servem como intermediários entre os clientes e a produção. Os consumidores discutem suas necessidades, preocupações ou solicitações com esses departamentos que, por sua vez, transmitem essa informação para os diversos setores da empresa, incluindo a produção. Os requisitos de comunicação de vendas variam com base no tipo de produto e no canal de distribuição. Por exemplo, os produtos altamente personalizados muitas vezes requerem uma forte interação entre os clientes, o pessoal de vendas e o de produção para que os produtos sejam definidos e os preços estabelecidos.

Resolução de problemas

Questões como recall, problemas de qualidade ou um cliente insatisfeito podem, a longo prazo, gerar dificuldades para a empresa. O departamento de marketing deve organizar as campanhas de mídia, o suporte ao cliente e ajudar a minimizar o impacto causado por eventuais problemas na produção. Por exemplo, o setor de marketing é responsável por gerenciar todos os anúncios de recall, solicitações da imprensa e por administrar a percepção do público durante um recall de produto.

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