×
Loading ...

Funções de uma recepcionista e garçonete

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando vamos a um restaurante, seja casual ou sofisticado, normalmente existem duas pessoas que nos ajudam com a maioria das nossas necessidades — uma garçonete e uma recepcionista. As pessoas às vezes confundem os papéis de cada uma dessas profissionais. Emboras, às vezes, se ajudem mutuamente, especialmente durante os horários de pico, elas têm funções muito distintas.

As garçonetes atendem e cuidam de seus pedidos (job series - waitress image by helenos from Fotolia.com)

Receber clientes

É o dever de uma recepcionista cumprimentar os clientes que chegam ao restaurante. Se não há muito movimento, elas também devem abrir a porta para os clientes e recebê-los com uma saudação educada, como uma pergunta sobre como foi seu dia ou noite.

Loading...

Pedidos

A garçonete vai até a mesa e explica quaisquer pratos especiais da noite que não estejam listados no cardápio. Ela também responderá a quaisquer perguntas sobre os itens listados, ofertas de happy-hour e outras dúvidas que um cliente possa ter. Finalmente, ela anotará os pedidos de bebida e comida. Normalmente, pedidos de bebida são feitos assim que os clientes se sentam, mas esse não é sempre o caso.

Preparar bebidas

A garçonete prepara as bebidas não alcoólicas e, em seguida, as leva a seus clientes. Ela também deve trazer mais bebidas durante a refeição, se os clientes requisitarem.

Escolta para mesa e apresentação do cardápio

Os clientes são escoltados para as mesas e recebem os cardápios por uma garçonete ou recepcionista. Quando a recepcionista cumpre esse papel, ela distribui os cardápios depois que todos se sentam e informa quem será a garçonete que os atenderá, geralmente, afirmando que ela logo estará com eles.

Itens de estoque

A garçonete é responsável pelo reabastecimento de itens em uma mesa, como guardanapos e condimentos. A recepcionista é responsável pelo reabastecimento dos cardápios na área de recepção, lápis e livros de colorir para crianças, além de ajudar garçonetes com o reabastecimento das mesas se o restaurante estiver com falta de funcionários.

Verificar a identificação para bebidas alcoólicas

A garçonete deve, por lei, verificar a identificação de quem pedir bebidas alcoólicas.

Fazer reservas

A recepcionista é responsável por fazer as reservas por telefone e pessoalmente. É seu dever dar a estimativa de tempo de espera, para que os clientes saibam quanto esperarão se não houver mesas disponíveis.

Planejar acomodação de mesas

Uma das tarefas das recepcionistas é planejar a acomodação entre as mesas, para que os clientes possam sentar-se o mais rápido possível e distribuídos uniformemente, de forma que as garçonetes tenham um número igual de mesas para servir.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...