Mais
×

Como gerar um gráfico de caixa, ramos e folhas e QQ no SPSS ou PASW Statistics

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Gráficos de caixa, ramos e folhas e gráficos QQ normalizados são ferramentas exploratórias importantes que permitem visualizar a distribuição dos seus dados ao realizar uma análise estatística. Isso é fundamental, pois permite ter uma noção da forma de distribuição de seus dados e ajuda na busca de valores atípicos que podem ameaçar a invalidar os testes estatísticos. O SPSS pode gerar todos esses três gráficos com base nos seus dados de forma rápida e fácil.

Instruções

Analise estatisticamente os dados da investigação para verificar se há valores discrepantes (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra seus dados o SPSS. A partir do menu "Analyze" (Analisar), selecione "Descriptive Statistics" (Estatísticas descritivas) e, em seguida, "Explore" (Explorar).

  2. Selecione as variáveis de seus dados que deseja explorar e clique com a seta esquerda para mover cada uma sobre a caixa rotulada como "Dependents" (Dependentes), localizada no topo direito da janela.

  3. Clique em "OK". O SPSS irá gerar um gráfico de caixa, um de ramos e folhas, e dois gráficos Q-Q normalizados (um retificada e o outro não) com base nos seus dados. Você também verá uma tabela de descritivos, incluindo várias estatísticas descritivas que não estão disponíveis na janela "Descriptives" (Descritivos) normal no menu, como o intervalo interquartil, 5% de média aparada e um intervalo de confiança de 95% da média.

Dicas

  • Uma tabela de valores extremos descreve os casos máximo e mínimo para cada variável, possibilitando a análise para verificar se os valores são razoáveis ou se eles podem ter sido obtidos a partir de erros de medição.

O que você precisa

  • SPSS 17 (ou qualquer outra versão), também conhecido como PASW Statistics 17
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article