Os gorilas comem laranja?

Escrito por falinia adkins | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os gorilas comem laranja?
Um gorila macho adulto pode consumir até 14 a 22 quilos de vegetação em um dia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Todas as quatro subespécies de gorilas (o gorila do ocidente e do oriente das terras baixas, o gorila-de-montanha e o gorila de Cross River) podem comer laranjas. De fato, alguns zoológicos oferecem laranjas a esses animais como parte regular da sua dieta. Na natureza, os gorilas se alimentam de vegetação e de insetos, além das frutas disponíveis. Embora eles consumam grandes quantidades de alimento diariamente, eles não depredam a área em que se alimentam, retirando a vegetação de um modo que permite que ela possa crescer de novo rapidamente.

Outras pessoas estão lendo

Dieta natural

A dieta natural de um gorila-do-ocidente das terras baixas que habitam a África central e ocidental consiste 67 por cento em frutas. A dieta do gorila-do-oriente das terras baixas que habitam a África centrar e oriental é primariamente vegetação de mais de 100 plantas diferentes. A dieta do gorila-de-montanha baseia-se mais de 85 por cento em vegetação (folhas, raízes e caules) com menos de 3 por cento vindo de frutos porque os mesmos não nascem no habitat natural dos gorilas. (O gorila de Cross River ainda tem que ser tão extensivamente estudado quanto as outras subespécies de gorila, embora já se saiba que essa espécie se alimenta de folhas, frutos e invertebrados).

Os gorilas comem laranja?
A laranja é uma dos inúmeros tipos de de frutas das quais os gorilas se alimentam nos zoológicos (Nick White/Digital Vision/Getty Images)

Dieta em cativeiro

Os gorilas que são mantidos em cativeiro (zoológicos) são alimentados com uma mistura de frutas e vegetais juntamente com 2 a 5 quilos de biscoitos de gorila por dia dependendo das necessidades nutricionais do animal específico. Alguns vegetais dados ao gorilas em cativeiro incluem batatas comuns e batatas doce, milho, brócolis, toranjas e bananas. Devido a disponibilidade existente em cativeiro, os gorilas consomem uma ampla variedade de alimentos sem que sejam superalimentados apenas com um tipo de comida, o que garante que eles tenham uma dieta balanceada.

Os gorilas comem laranja?
Alguns gorilas jamais verão uma banana na natureza porque eles não compartilham o mesmo habitat (Comstock/Comstock/Getty Images)

Habitats de alimentação

Os gorilas são muito seletivos na hora de se alimentar e irão comer uma ou duas partes da vegetação que encontram, como o caule, a raiz ou a polpa. A vegetação que os gorilas consomem contém mais de 50 por cento da água que eles ingerem. Como resultado disso, a maioria dos gorilas raramente "bebem" água na natureza. Essa porcentagem pode ser mais alta para o gorila da montanha porque o bamboo que eles consomem é mais de 80 por cento água.

Os gorilas comem laranja?
Os gorilas saturam o pelo da palma das suas mãos e então sorvem a água depositada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Considerações

A dieta de um gorila é muito diversa e saudável porque eles mudam o seu local de alimentação à medida que as árvores e plantas mudam com as estações. Como fonte de proteína animal, os gorilas podem comer insetos como os cupins, caracóis, larvas e formigas. Outras fontes de nutrientes incluem flores, bulbos, frutos silvestres e ervas. A dieta do gorila-de-montanha está sendo estudada para que se entenda como eles dependem da proteína das plantas durantes as estações mais secas do ano quando não há frutas.

Os gorilas comem laranja?
Os gorilas comem uma dieta similar aquela sugerida para os humanos pela Associação Americana do Coração (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível