Guia de campo para plantas medicinais comestíveis

Escrito por jorina fontelera | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia de campo para plantas medicinais comestíveis
As raízes do nenúfar podem ser fervidas para acalmar dores de garganta (water lily image by Bohanka from Fotolia.com)

Existem inúmeras plantas comestíveis na natureza que possuem propriedades medicinais. As pessoas que buscam e exploram recursos alimentares devem ter cuidado ao forragear essas plantas, já que existem muitas espécies parecidas que são venenosas. É útil ter um guia de campo com imagens para diferenciar as plantas venenosas das comestíveis.

Outras pessoas estão lendo

Nenúfar

A água utilizada para ferver as raízes do nenúfar pode ser ingerida como remédio para diarreia. Com essa mesma água, pode-se fazer um gargarejo para aliviar dores de garganta. Outras partes comestíveis do nenúfar incluem as flores, sementes e rizomas. Essas partes podem ser consumidas cruas ou cozidas.

Os nenúfares são encontrados em regiões subtropicais e temperadas. Eles apresentam folhas grandes triangulares e flores graúdas e cheirosas que são comumente brancas ou vermelhas. Essas plantas flutuam na superfície da água e as raízes crescem submersas.

Cebola e alho silvestres

Os bulbos e as folhas do alho e da cebola silvestres são comestíveis e podem ser usados para temperar sopas e carnes. O sumo do alho pode servir como antibiótico sobre feridas, e o consumo de uma grande quantidade de alho silvestre faz o organismo produzir um odor característico que repele os insetos. Essas plantas podem ser encontradas em áreas abertas e ensolaradas nas regiões temperadas. Os forrageiros devem ter em mente que existem plantas com bulbos parecidos com os da cebola selvagem que são venenosos. Esses bulbos não têm cheiro de cebola. Só consuma cebolas e alhos verdadeiros. Os forrageiros conseguem identificar se a planta é de fato uma cebola ou um alho, porque ela exala um odor diferente das verdadeiras.

Guia de campo para plantas medicinais comestíveis
O sumo de alho vendido comercialmente também pode ser usado como antibiótico (garlic bulbs image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Nozes

A água utilizada para ferver nozes pode servir como agente antifúngico. Você pode chegar até à polpa da noz quebrando a sua casca. A polpa é comestível crua ou cozida, além de ser uma boa fonte de proteína e óleo. As nozes crescem em árvores e possuem uma casca externa espessa.

Guia de campo para plantas medicinais comestíveis
A polpa da noz é uma boa fonte de proteína (the walnut image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com)

Banana

As bananeiras possuem variedades de folhas largas e estreitas. Ambos os tipos podem ser usados para aliviar a dor em feridas. Simplesmente lave e mergulhe as folhas por um curto período de tempo e aplique à lesão. As folhas também podem ser fervidas (28 g de folhas para 28 ml de água) para fazer um chá que combate a diarreia. As sementes e as cascas das sementes podem servir como laxante.

As bananeiras são uma erva-daninha comum em todo o mundo. A variedade de folhas largas apresenta folhas que atingem 2,5 cm de diâmetro, e exibe flores em um ponto que se eleva a partir do meio do grupo de folhas. Elas crescem próximas ao solo. As bananeiras de folhas estreitas possuem folhas que chegam a 12 cm de comprimento, 2,5 cm de largura e são cobertas por pelos. As folhas formam uma roseta e a planta também apresenta pequenas flores.

Oxicoco

O oxicoco pode ser consumido cru ou em forma de suco para ajudar a tratar infecções do trato urinário. A planta cresce em locais ensolarados, zonas úmidas nas regiões mais frias do hemisfério norte. As frutas são bagas vermelhas firmes que crescem em hastes arrastando-se pelo solo. A planta possui folhas pequenas dispostas de forma intercalada.

Guia de campo para plantas medicinais comestíveis
O oxicoco pode ajudar a aliviar infecções do trato urinário (cranberry pattern image by Natalia Bratslavsky from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível