Mais
×

Guia de plantio na Lua crescente

Atualizado em 17 abril, 2017

Plantar de acordo com as fases da Lua ainda é uma tradição. Elas têm significados diferentes e cada uma beneficia determinados aspectos de cultivo. Agricultores que desejam planejar seus canteiros de acordo com as fases da Lua devem começar pela crescente.

Os agricultores têm cultivado utilizando as fases da Lua por séculos (moon image by Stefan Häuselmann from Fotolia.com)

Períodos

Existem duas categorias de fases da lua e são baseadas na sua rotação. A minguante é da Lua cheia até a Lua nova, a crescente é da Lua nova até a Quarto minguante. Não plante aos domingos durante as fases do primeiro ao último quarto da Lua, ou durante a lua cheia ou nova. As razões por trás dessas advertências são de que esses períodos são considerados estéreis e de maus resultados no cultivo.

Crescente

A Lua crescente fornece mais luz, que é a essência da vida para as plantas, fornecendo mais alimento e energia para se desenvolverem. As plantas anuais, que são plantadas antes, se desenvolvem melhor nesse período. Plantas que frutificam acima do solo, incluindo flores, arbustos, frutas e vegetais também se desenvolvem melhor quando cultivadas nessa fase. Existem algumas regras gerais para o cultivo durante a Lua crescente. Plante sementes sobre grandes áreas, como aquelas com plantações de trigo ou grama. Não plante nada que exija desenvolvimento profundo de raiz. Troque de vaso ou transplante de casas de vegetação nessa fase, assim as plantas terão maior energia da luz. Recolha ervas para o óleo essencial nesta época também.

O que e quando cultivar

A fase entre a Lua nova e a quarto crescente tem instruções mais específicas de cultivo. As plantas de folhas verdes são mais adequadas, especialmente aquelas que desenvolvem sementes na parte externa. Arbustos, árvores, flores e plantas similares. No período entre a quarto crescente e a quarto minguante, outras plantas são recomendadas. Na maior parte estão frutas e hortaliças do que ervilhas, feijões, abóbora, pimentas, pepinos e tomate. Essas plantas mantêm suas sementes na parte externa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article