Guia para um programa de treinamento de basquete juvenil

Escrito por daniel westlake | Traduzido por ale grassi
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Guia para um programa de treinamento de basquete juvenil
Basquete juvenil

O basquete é um jogo de base, como a maioria dos grandes técnicos vai lhe dizer. Se ensinados e praticados desde cedo, atletas e técnicos melhores se formarão. Ao criar um programa de treinamento de basquete juvenil, ensinar fundamentos básicos em todos os aspectos do jogo deve ser o foco. A base inclui controle de bola, arremesso e defesa, mas pode estender-se à todas as partes do jogo.

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Alongamento e controle de bola

Antes de jogar, exercícios de alongamento e controle de bola devem preceder cada sessão. Os jogadores devem sentar-se na quadra e o técnico deve passar exercícios de alongamento, certificando-se de que suas pernas e músculos estejam aquecidos para que não se machuquem. Desenvolver este hábito é importante para qualquer atividade física para o resto da vida. Em seguida, passe exercícios de controle de bola, que devem durar entre 10 a 15 minutos. Driblar com a direita e com a esquerda, alternar entre as duas mãos e driblar passando a bola entre as pernas. Existem inúmeros exercícios que se pode escolher para trabalhar em rotina. Inicie cada sessão de prática desta maneira.

Exercícios de arremesso

Ao concluir o controle de bola, ensine os aspectos de arremesso aos jogadores. Tudo bem se for repetição. Até mesmo os grandes jogadores precisam ser lembrados sobre os fundamentos básicos. Coloque a bola livremente na palma de sua mão de lançamento com o seu cotovelo apontado para cima. Empurre para cima, torça o pulso para frente e solte a bola, como se estivesse colocando a mão em um pote de biscoitos. A bola vai girar levemente no ar, cair na frente e quicar de volta. Repita com o time inteiro por cinco minutos de modo que todos possam praticar. Em seguida deixe-os arremessar. Forme duas filas: uma para arremesso e outra para rebote. Arremesso de perto, com salto e de três pontos. Pratique cada um por cinco minutos e, em seguida, dez lances livres para cada jogador.

Defesa

Indiscutivelmente um dos aspectos mais importantes do jogo de basquete, uma grande defesa é essencial para ensina-los a se tornarem bons jogadores individuais e de equipe. Embora haja uma série de exercícios disponíveis, um dos melhores consiste em alinhar toda a equipe em torno do garrafão. Um jogador é escolhido para ficar no meio e seguir a bola. Os jogadores alinhados devem passar a bola ao redor do garrafão para os colegas ao lado e o do meio deve segui-la. O jogador que seguir por mais tempo será liberado dos exercícios de condicionamento, já que provavelmente estará exausto.

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