Mais
×

Guia simples para fazer um peru de Natal perfeito

Heroína do Natal
Stockbyte/Retrofile/Getty Images

Introdução

Tem sido a tradição do jantar de Natal durante várias gerações, mas a cada ano as pessoas se preocupam em conseguir que o peru seja preparado perfeitamente. Os desastres parecem espreitar em cada etapa, mas com o preparo e algumas dicas importantes, você poderá preparar um prato suculento e bem cozido com o mínimo de problemas. Siga nossos dez passos e você será a heroína [ou herói] do Natal.

O "convidado" principal
Matt Cardy/Getty Images News/Getty Images

Encontre um bom peru

Pode parecer óbvio, mas há tantas opções disponíveis que você poderá fazer a diferença gastando um pouco mais. Comprar uma carne fresca de seu açougue pode ser o lugar para começar, mas a maioria das pessoas tende a ir para a ilha de congelados no supermercado. Isso não é necessariamente uma opção terrível, mas assegure-se de que conseguirá descongelar a carne a tempo para o dia de Natal. O processo pode levar séculos.

Descongelar
Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images

Preparo

Certifique-se de planejar tudo com tempo e fazer o que você puder com antecedência. Isso se estende ao molho, recheio e sobremesas. Não tenha medo de usar o freezer nos preparativos para o dia de Natal. Para cozinhar o peru assado perfeito você vai precisar de uma assadeira, papel alumínio, luvas de borracha (se você não gostar de trabalhar diretamente com a carne), sal, pimenta, azeite, manteiga, toucinho, alho, recheio e alguns legumes, como cebola, cenoura e aipo. As primeiras dessas etapas podem ser feitas na noite anterior - até que chegue a parte do cozimento de fato.

Esqueça a água
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Não lave

Algumas pessoas ainda sentem a necessidade de lavar as aves antes de cozinhá-las. Não faça isso. Lavar não vai dar fim a mais bactérias do que cozinhar. A única coisa que você conseguirá serão pedaços de peru cru jogados pela cozinha. E isso não é bom. Em vez disso, certifique-se de que o peru esteja à temperatura ambiente antes de colocá-lo no forno e seque-o com uma toalha de papel ou outra toalha absorvente. Novamente, se você o peru está congelado, retire-o bem antes do dia de Natal para descongelá-lo completamente. Você pode colocá-lo na geladeira após ser descongelado.

Untando
Miguel Villagran/Getty Images News/Getty Images

Untar

Cubra o peru por dentro e por fora com azeite, sal e pimenta preta. Contudo, como é Natal, você pode substituir o azeite pela manteiga. Coloque a manteiga sobre o peito, pernas e coxas e até entre a pele e a carne para deixá-lo mais suculento. Coloque toucinho sobre a parte superior do peito ou sob a pele, com o recheio. Além disso, coloque alguns legumes como cenoura, aipo e cebola na assadeira para dar mais sabor ao molho depois.

Recheando
Kael Alford/Getty Images News/Getty Images

Recheio

Prepare o seu recheio (veja link abaixo - em inglês), coloque um pouco na cavidade e o restante entre a carne do peito e a pele - esta pequena dica vai impedir que o peito seja cozido muito rapidamente e seque antes que as pernas estejam cozidas. Se há espaço dentro da cavidade, você pode colocar cebola, laranja, limão, alho ou qualquer outro ingrediente que complemente seu recheio e seu peru.

Aquecendo
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Aumente a temperatura

Ligue o forno no máximo e coloque o seu peru preparado, coberto de papel alumínio. O papel alumínio não precisa estar muito apertado - apenas cobrindo o suficiente para evitar queimar e secar o peito. Após cerca de meia hora e 40 minutos, abaixe o forno até 180ºC e, a partir desse ponto, deixe cozinhar durante 20 minutos para cada 500 gramas de carne. Calcule o tempo de cozimento com antecedência.

Quase pronto
Creatas Images/Creatas/Getty Images

Preparando para pousar

Tire o papel alumínio do seu peru quando estiver faltando 45 minutos para terminar. Isso ajudará a torrar o toucinho, que provavelmente ainda parecerá mole e branco por enquanto. Você também pode começar a verificar se o peru está ficando pronto. Isso pode ser feito com um termômetro de carne - coloque-o na parte mais espessa da perna - ou simplesmente perfurando o mesmo lugar com um espeto ou uma faca e ver se o líquido está claro (pronto) ou rosa (ainda falta).

Tcham nam!
George Marks/Retrofile/Getty Images

Hora de tirar

Tire o peru quando ele estiver definitivamente pronto e deixe-o descansar por cerca de meia hora em uma bandeja quente. Você pode cobri-lo com um pouco de papel alumínio, se quiser, mas vai demorar um pouco para esfriar. Agora você pode continuar preparando o resto da refeição, como batatas e, ainda mais importante, como o peru está em destaque, o molho.

O molho
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Faça o molho

Deve haver um mar de caldo na bandeja depois do peru ficar pronto, e esse será a base de seu molho. Tire a gordura da superfície dos caldos com uma colher e coloque a bandeja sobre o fogão. Misture todos aqueles pequenos pedaços crocantes e adicione algum caldo de galinha (o sabor que você gostar), farinha de milho misturada com um pouco de água para engrossar e sal e pimenta. Você também pode adicionar um pouco de vinho tinto, se quiser. Você pode coar o líquido para deixá-lo melhor.

O jantar está na mesa
Creatas Images/Creatas/Getty Images

Cortar e servir

Existem abordagens diferentes para cortar um peru, mas a forma tradicional é simplesmente tirar fatias finas a partir da parte superior do peito indo em direção às pernas. Tirar o osso da sorte (um osso em forma de V na extremidade fechada do peito) pode ajudar a manter as fatias retas. Outra maneira de cotar é tirar o peito inteiro, levando sua faca para baixo do osso do peito e facilitando sua retirada. Você pode, então, cortá-lo em qualquer direção e servir. Tente misturar a carne branca (peito) com a marrom (perna e coxa) para dar às pessoas alguma variedade. Agora é só desfrutar - você é realmente uma heroína do dia de Natal.