Hábitos de sono da girafa

Escrito por judith gorham-nye | Traduzido por gabriel medinat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Hábitos de sono da girafa
Uma girafa descansa somente algumas horas por dia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Girafas são um dos maiores animais da Terra. Os machos podem chegar a 5,3 m de altura e seu pescoço pode variar de 1,8 a 2,4 m de comprimento e podem pesar até 230 kg. Apesar de sua aparência pesada, as girafas também têm a capacidade de correr até 50 km/h para escapar de seus predadores. Esses mamíferos extremamente altos são muito visíveis como presa, por isso elas viajam em bandos para se ajudarem mutuamente a manter a segurança. Elas dormem muito pouco, em parte para se protegerem e se materem alerta.

Outras pessoas estão lendo

Tipo de sono

Sono paradoxal ou REM (Movimento Rápido dos Olhos) é comum entre girafas, assim como em muitos outros mamíferos durante os seus ciclos regulares de sono. O sono REM é associado a uma alteração na atividade eletroencefalográfica que, algumas vezes, resulta em espasmos das extremidades, movimentos dos olhos e paralisia temporária de atonia muscular, por curtos períodos de tempo. Por causa disso e da dificuldade associada à mudança de posição de deitado para de pé, girafas são muito vulneráveis ​​aos seus predadores durante o sono.

Posição durante o sono

Girafas parecem estranhas, mas são realmente animais muito graciosos com completo controle de seus corpos. Elas costumam dormir em pé, mas ocasionalmente se deitam para dormir. Quando estão descansando de pé, elas colocam suas cabeças contra a perna, formando um arco. Girafas mais velhas dormem em pé com mais frequência , pois é difícil para elas subir depois de deitadas. Quando deitadas, elas dobram as pernas e descansam a cabeça ao longo de sua garupa. Às vezes, elas deitam sua cabeça no entalhe de uma árvore disponível.

Duração do sono

A girafa é muito grande e o mais alto de todos os animais. Surpreendentemente, é também um dos poucos que requer pouco sono. Ela dorme em média apenas duas horas por dia. Esse sono é geralmente sob a forma de cochilos de apenas alguns minutos e períodos de sono mais profundo em média de cinco minutos. Ao tirar sonecas curtas, muitas vezes elas manterão o olho aberto e constantemente moverão suas orelhas grandes, de 20 cm, para ficarem alerta com os predadores.

Estratégias de defesa durante o sono

Girafas correm sério risco quando deitadas, pois levantar-se é um processo difícil e demorado. Elas devem balançar o pescoço para trás a fim de alcançar uma posição ajoelhada, balançar vigorosamente o pescoço para a frente para chegar em suas patas traseiras e, em seguida, remover o peso de suas patas dianteiras para içar-se de volta. Elas usam estratégias de segurança para diminuir a probabilidade de serem atacadas por um inimigo durante o sono. Uma manada de girafas dormirá em um padrão na forma de estrela, com cada animal dormindo diante de uma direção diferente. Uma girafa fica de guarda enquanto os outros estão dormindo, e o descanso sustentará sono profundo em intervalos muito curtos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível