Educação e ciência

A história da dentadura

Escrito por sharon l. cohen | Traduzido por lucas albuquerque
A história da dentadura

Historiadores confirmam que as dentaduras têm sido utilizadas para substituir dentes perdidos desde, pelo menos, 700 a.C.

http://www.nidcr.nih.gov/CareersAndTraining/PhotoGallery/Archive/GWDentures.htm

Embora dentaduras possam ter sido utilizadas pelos humanos desde 4500 anos atrás, a necessidade deste tipo de tratamento dentário está em declínio, em razão, principalmente, dos avanços na área da saúde e da melhoria nos hábitos alimentares. De acordo com um artigo de 2002 publicado em The Journal of Prosthetic Dentistry, periódico da área de prótese dentária, a necessidade desse tipo de prótese diminuiu em 10 por cento a cada década nos últimos 30 anos. Entretanto, isso não significa que dentaduras não serão mais necessárias. O número de potenciais usuários deverá crescer de 34 milhões em 1991 para 38 milhões em 2020, com as últimas taxas decrescentes compensadas pelo envelhecimento populacional. Muitas destas próteses serão parciais ao invés de totais.

Outras pessoas estão lendo

História antiga

No passado, a desnutrição e as doenças estavam entre as principais razões da perda de dentes. O modo como os alimentos eram produzidos representava outro problema. Pães feitos a partir dos antigos processos de moagem de farinha, por exemplo, muitas vezes continham areia, cujos grãos desgastavam os dentes e causavam danos e deterioração.

Propósito

Dentaduras começaram a ser utilizadas no lugar dos dentes perdidos por uma série de razões, sendo a mais importante a sobrevivência. Como a obtenção de alimentos macios de serem mastigados durante os primeiros tempos históricos era geralmente difícil, algumas pessoas com pouco ou nenhum dente realmente morriam de fome. Além disso, as dentaduras eram indicadoras de posição social. Pessoas sem dentes eram frequentemente evitadas. Durante a Idade Média, era muito mais importante para uma mulher ter dentes do que ser fisicamente atraente em outros aspectos, de modo a ser considerada para casamento.

Materiais

Historiadores confirmam que as dentaduras têm sido utilizadas para substituir dentes perdidos desde, pelo menos, 700 a.C. Elas têm sido feitas a partir de uma ampla variedade de materiais, incluindo dentes de cadáveres roubados por ladrões de túmulos. Durante as Guerras Napoleônicas, catadores de lixo recolheram os melhores dentes dos soldados mortos. As primeiras dentaduras foram feitas de marfim, material que tendia a apodrecer depois de longo período de tempo. Perto do fim de 1700, elas estavam sendo fabricadas de porcelana, um material que era facilmente quebrável e excessivamente branco. Agora próteses são feitas a partir de materiais sintéticos, incluindo plásticos, tais como acrílico.

George Washington

Obviamente, os dentes postiços mais famosos da história foram os utilizados por George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos. Quando criança, ele tomou um medicamento chamado calomelano, que danificou o esmalte dos seus dentes. No entanto, os historiadores agora dizem que Washington não tinha próteses de madeira. Em vez disso, elas eram feitas do marfim encontrado na dentição de hipopótamos e elefantes, como também nos dentes humanos. Ao longo de sua vida, Washington teve vários conjuntos diferentes de dentaduras.

Próteses parciais removíveis

Um número crescente de pessoas está utilizando próteses parciais ao invés de totais. Estas próteses parciais removíveis são práticas quando faltam apenas alguns dos dentes. Elas são projetadas para ancorarem os dentes naturais remanescentes. Ao fazerem isso, elas melhoram bastante a aparência e evitam que estes se desloquem para áreas onde outros dentes foram extraídos e deixaram espaço desocupado.

Implantes dentários

À medida que o número de pessoas idosas aumenta, há uma necessidade de se criarem outros modos de se resolver o problema da perda de dentes. Um desses modos é o implante dentário, ou colocação de prótese dentária permanente, que, uma vez feito, pode durar o resto da vida de uma pessoa, desde que ela não fume cigarros e que pratique hábitos adequados de higiene oral. Essa alternativa fornece uma aparência melhor e é muito mais funcional do que as dentaduras.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media