O que é a homossexualidade?

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a homossexualidade?
Em pleno século 21, a homossexualidade ainda é tratada com desrespeito e ignorância (Getty Images)

Envolta em polêmicas e desinformação, a homossexualidade ainda é tratada com muito preconceito e, frequentemente, violência. Mesmo no século 21, ainda há grupos que não toleram pessoas que sentem atração por outras do mesmo sexo. Grande parte da controvérsia se deve à ignorância sobre o tema. O termo homossexualidade tem sua origem em duas palavras greco-latinas. "Homos" vem do grego e significa "igual", enquanto que "Sexus" vem do latim "sexo". Portanto, em sua essência, o termo se refere ao interesse e desejo sexual e amoroso por pessoas do mesmo sexo.

Outras pessoas estão lendo

Desejo amoroso e sexual

Além de se relacionar com desejo sexual e afetivo, a homossexualidade também se refere ao senso de identidade social e pessoal. Embora as causas da homossexualidade ainda não tenham sido encontradas pela ciência, há uma tendência, ela não é considerada uma opção sexual ou mero estilo de vida. O fato é que todas as sociedades humanas, nos mais diversos períodos da história, sempre registraram casos homoafetivos. Cientistas observam comportamento homossexual em diversas espécies de animais, o que reafirma a tese de predisposição genética.

Estudos sobre a homossexualidade

Uma série de estudos têm sido divulgados nos últimos anos para compreender as causas da homossexualidade. Cientistas da Suécia divulgaram uma pesquisa na qual analisam as estruturas cerebrais de héteros e homossexuais. Os resultados mostram que mulheres heterossexuais apresentam semelhanças cerebrais com homens homossexuais. Outros estudos relacionam a homossexualidade com alterações nas divisões das células. Todos eles afirmam que provavelmente há um componente hereditário na homossexualidade. De qualquer forma, os estudiosos descartam qualquer tipo de anormalidade ou transtorno psiquiátrico no que diz respeito à atração física e afetiva por pessoas do mesmo sexo.

A homossexualidade no mundo

A maioria dos países condena o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mas essa é uma prática que está mudando consideravalmente ano a ano. Desde 2011, vários países passaram a permitir o casamento homossexual, entre eles Argentina, Canadá, Portugal, Espanha, Suécia, Uruguai e, recentemente, França. No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Na prática, isso significa que os mesmos direitos concedidos a casais heterossexuais, como pensões, aposentadorias, inclusão em planos de saúde e heranças, também valem para pessoas homossexuais.

Luta pelos direitos homossexuais

Mas a luta pelos direitos homossexuais está longe de acabar. Casos de violência motivada por homofobia ainda são constantes em todo o mundo. Em 2011, no Brasil, foram ao todo 278 assassinatos relacionados à homofobia, sem contar a ocorrência de 6.809 denúncias de violações aos direitos humanos de homossexuais de acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Relatório da ONU divulgado em 2011 pede oficialmente que os governos de todo o mundo protejam gays, lésbicas, bissexuais e transexuais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível