Ideias para consultórios odontopediátricos

Escrito por lauren griffin | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para consultórios odontopediátricos
Consultórios dentários podem ser hostis e intimidadores, especialmente para crianças (dentist cabinet image by Mirek Hejnicki from Fotolia.com)

Ir ao dentista pode ser uma experiência assustadora para crianças pequenas. Ao se sentarem na cadeira do consultório, as luzes brilhantes, os equipamentos cheios de detalhes e os ruídos intensos podem ser realmente intimidadores. Projetar um consultório odontopediátrico pensando nas crianças é fundamental para que elas fiquem menos amedrontadas e até mesmo ansiosas para irem ao dentista.

Outras pessoas estão lendo

Tema

Consultórios odontopediátricos que empregam um tema decorativo são especialmente divertidos para as crianças. Muitos temas, tais como a floresta, viagens espaciais ou castelo medieval, são atraentes para crianças de várias faixas etárias. Adotar um tema normalmente facilita a decoração, uma vez que o projeto ganha uma orientação clara. O melhor de tudo é que um tema divertido empolga as crianças e desvia a atenção do exame ou procedimento pelo qual elas foram ao dentista.

Cores

Ao invés de brancos estéreis e papel de parede monótono, os consultórios odontopediátricos devem adotar o uso das cores de acordo com a preferência de sua clientela. Embora as paredes não precisem ser pintadas de tons muito intensos, como um azul vívido ou magenta escuro, deve-se considerar a utilização de cores calorosas e acolhedoras, como o amarelo ou o azul-claro. Escolha tapetes multicoloridos ou inclua quadrados ou pontos de cores que não sejam altamente contrastantes ou claros demais. Móveis, brinquedos e peças de arte também podem combinar com o esquema de cores. Ao tornar o ambiente mais amistoso para as crianças, elas irão se sentir mais acolhidas no consultório.

Móveis

Os móveis, tais como cadeiras e mesas de canto, em um consultório odontopediátrico devem ser atraentes para as crianças. Fique longe de tecidos com estampas florais ou com padronagens adultas. Apesar de apresentarem um bom aspecto, eles não serão interessantes ou atrativos para os pequenos pacientes. Ao invés disso, use cadeiras coloridas na sala de espera que combinem com o esquema de cores utilizado nas paredes. Móveis modernos ou peculiares podem ser chamativos, deixando as crianças bem entusiasmadas.

Detalhes e decoração

Para arrematar o visual de um consultório odontopediátrico, decore a sala de espera, bem como as salas de exame, com detalhes especiais. Obras de arte coloridas, como pôsteres antigos ou de arte contemporânea, podem ser agradáveis tanto para adultos quanto para crianças, além de deixar o ambiente mais animado. Colocar um bicho de pelúcia em um local "escondido", como no canto da sala de exames, para as crianças encontrarem, pode ser uma brincadeira divertida para elas. Um mural na parede é outra forma surpreendente de deixar o ambiente odontológico mais interessante para os pequenos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível