Ideias para decorar um jardim com um caminho de pedras

Escrito por deb powers Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para decorar um jardim com um caminho de pedras
Use pedras para criar decorações estilosas e simples (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os caminhos de pedra são um elemento de decoração surpreendentemente versátil. Dependendo da pedra e configuração escolhidas, o caminho pode ficar rústico, ter sofisticações simples ou dar formalidade a um jardim ou pátio. A pedra pode ser usada para dar cor, textura e forma à paisagem. Desde pedras simples até caminhos cuidadosamente feitos, a pedra oferece muitas opções ao paisagista.

Outras pessoas estão lendo

Criando um caminho para o jardim

Dizer que um jardim japonês é um "lugar lindo para caminhar" é equivalente a dizer que a Mona Lisa é um "desenho lindo". Os jardins japoneses, criados durante os séculos seguintes ao período medieval japonês, usam diferentes tipos de caminhos para melhorarem a experiência sensorial completa. O designer usa o leiaute e os materiais dos caminhos para incentivar a contemplação e revelar diferentes aspectos do jardim.

Para recriar a sensação do jardim, use pedras de diferentes texturas para atravessar elementos naturais da paisagem e chegar de um ponto do jardim para outro. Um caminho de lajes de pedra pode ir do pátio para um canto abrigado, passando perto de uma árvore e transformando-se em uma passarela de cascalho que permita andar entre as plantas. Blocos de pedra ao redor de um canto da casa convidam aos visitantes a seguirem-nos para chegarem ao pátio posterior ou um balanço de madeira embaixo de uma árvore. Tente desenhar o jardim de maneira que cada curva no caminho apresente uma nova paisagem ao olho.

Transição de uma área a outra

Gordon Hayward, designer mestre e autor de "Garden Paths: Inspiring Designs and Practical Projects", refere-se aos caminhos e passarelas como "linhas de comunicação". Na introdução do livro, Hayward descreve como o paisagismo na sua própria casa evoluiu desde um só caminho que conectava um jardim floral a um de ervas, cujos designs eram diferentes. "Instantaneamente", ele escreveu, "os dois jardins criaram um relacionamento".

Os caminhos de pedra fazem mais do que conectar áreas do jardim. Eles também servem como transição entre áreas funcionais. Ao se decidir pelo material para o caminho de pedra, busque características comuns que possam ser conectadas. Um pátio de lajes formais pode ter aparentemente pouco em comum com um mirante, mas um caminho feito das mesmas lajes (deixando uma distância entre eles para permitir o crescimento de grama), pode conectar ambas áreas. Adicione uma borda de irises ao lado do caminho e ao redor do mirante, e criará uma transição perfeita entre este e o pátio.

Use os caminhos para definir fronteiras

Da mesma maneira que os caminhos conectam, eles também separam. Os caminhos criam bordas naturais entre jardins e grama, ou ao redor de um canteiro. Eles são necessários, pois dão aos jardineiros acesso para cuidar das plantas e definir os limites para diferentes tipos de plantações. Quando eles são pavimentados ou revestidos de pedra britada ou cascalho, transcendem sua função e se tornam parte do design geral da paisagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível