Ideias de experimentos científicos para alunos da terceira série com água da torneira e mineral

Escrito por cassie childers | Traduzido por débora sousa
Existem muitas abordagens para testar a qualidade da nossa água da torneira comparando-a com a água mineral (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

As pessoas normalmente assumem que a água mineral é de maior qualidade do que a que sai das torneiras em casa e na escola. Comparar a água engarrafada e a da torneira em um experimento científico é uma opção fácil e educativa para estudantes em nível da terceira série. A maioria das experiências utiliza materiais muito baratos e acessíveis. Dar um toque científico sobre coisas cotidianas, como a água, pode causar um grande impacto na visão de mundo de um aluno. Há muitas possibilidades para a concepção de experimentos científicos que sejam baseados em água.

Comparando os níveis de bactérias

Talvez a versão mais básica de um experimento que compara a água da torneira com a mineral envolve comparar os níveis de bactérias em cada uma. Colete amostras em lâminas de microscópio e depois analise-as sob um microscópio. Use um guia de campo para identificar as células de bactérias que detectar e conte o número presente em uma gota medida. Para aumentar a complexidade, inclua mais fontes de água (talvez testando a água da torneira a partir de várias cidades diferentes) ou inclua amostras de uma lagoa ou rio local. Você também pode comparar várias marcas diferentes de água mineral. Os resultados dessa experiência, apesar de variarem com base em quais marcas e locais você utiliza na amostra, geralmente acabam sendo muito interessantes.

Melhor água para a germinação de sementes

Outra ótima opção para experimentos que envolvem a comparação de águas visa determinar a água mais eficaz para a germinação simples de sementes. Muito provavelmente o seu aluno da terceira série já tem experiência com sementes germinadas, pois é um projeto que está incluso na maioria dos programas de estudo do ensino fundamental. Construa esse conhecimento prévio tentando germinar sementes com diferentes fontes de água da torneira, mineral e água encontrada na natureza. Rabanetes, malmequeres, feijão, grama de trigo e alfafa são algumas das sementes que germinam e que produzirão os resultados mais rápido. Meça os resultados através de observações de gravação de altura, taxa de crescimento e coloração. Para aumentar a complexidade dessa experiência, plante diferentes tipos de sementes, utilizando diversas fontes de água.

Teste de prova às cegas

Uma maneira divertida de envolver uma classe ou público é realizar experimentos de degustação às cegas de várias fontes de água. Tente ter cerca de cinco amostras, que podem incluir a água da torneira local, água da torneira de outra cidade, água da mangueira, água mineral barata e outra cara. É importante não usar água diretamente da natureza para esse experimento, visto que ela pode conter bactérias perigosas que poderiam adoecer suas cobaias. Assegure-se de que todas as suas amostras estejam à mesma temperatura e servida em copos sem identificação e idênticos. Primeiro, pergunte aos participantes as suas opiniões sobre qual amostra eles acham que terá o melhor sabor. Em seguida, peça para eles experimentarem todas as cinco amostras e escolherem qual gostou mais. Quando exibir os resultados, a maioria das pessoas se surpreenderão com o resultado.

Composição química

Para uma experiência mais avançada cientificamente, compare as composições químicas da água da torneira e a mineral. Compre um kit de teste de água e compare os minerais, contaminantes e os níveis de pH das suas amostras de água. Alguns kits testarão até mesmo aditivos como arsênico, flúor e cloro. Mais uma vez, para aumentar a complexidade de sua experiência, teste mais amostras ou compre um kit mais completo de teste de água.