Ideias de organização para salas de aula com crianças muito novas

Escrito por daniel ketchum | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de organização para salas de aula com crianças muito novas
A composição da sala de aula pode ajudar a melhorar a eficiência das aulas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Professores de classes com alunos muito novos devem se preocupar em proporcionar não apenas um ambiente seguro, mas também um ambiente que promova todo o desenvolvimento de aprendizado da criança. Se você é um professor em uma classe de crianças muito novas, algumas ideias podem ajudar a organizar melhor sua sala de aula para o bem dos alunos.

Outras pessoas estão lendo

Organizando a composição da sala de aula

Crie um diagrama ou um rascunho básico de sua sala de aula, levando em conta as dimensões e os itens que devem ser incluídos nela, como carteiras. Isso ajuda a ganhar uma noção melhor das formas mais eficientes de usar o espaço. É possível também baixar e usar um programa de modelagem 3D grátis para esses fins. Você pode resolver dividir parte da sua sala em centros de aprendizado focados em temas diferentes. Por exemplo, ofereça um espaço de aprendizado com brinquedos e materiais que se encaixe no tema "casa", "restaurante", ou um tema retirado de um conto de fadas ou livro infantil.

Funcionalidade e decoração

Como professor, você não precisa abrir mão da decoração da sala de aula para atingir a funcionalidade. Por exemplo, fazendo uso de espaço de parede disponível, é possível criar prateleiras decorativas que podem ser usadas para guardar materiais de classe, como caixas de alunos (onde os alunos podem guardar seus trabalhos) e livros. Você também pode adicionar uma ênfase decorativa com uma planta artificial, brinquedos ou artes e projetos de artesanato feitos por alunos. Dividindo sua sala de aula em seções, você pode também organizar melhor o ambiente, podendo ter um espaço num canto aconchegante para adicionar móveis, como um sofá, cadeira de balanço, pufes, um tapete colorido e outros acessórios. Este espaço pode ser usado para várias funções, incluindo a hora de contar histórias.

Usando quadros de avisos

Use quadros de avisos para ajudar a organizar planos de aula e eventos relacionados à classe nos quais os pais podem estar envolvidos. Por exemplo, você pode criar temas de estações e feriados na sua sala de aula para oferecer informações para os pais sobre os próximos eventos ou atividades. Você também pode usar o quadro como ferramenta de ensino. Coloque letras do alfabeto, linhas do tempo ou números no quadro, assim como em pastas de alunos, trabalhos de artes, entre outros.

Use a tecnologia

Além de oferecer um computador em sua sala de aula para que os alunos possam jogar jogos educativos, use o computador para guardar trabalhos dos alunos (usando um scanner), ajudar no planejamento de aulas e encontrar recursos que podem ser usados em aula. Estes recursos incluem tours online em lugares importantes. Recursos online podem ter maiores chances de envolver os estudantes no processo de aprendizado sobre esses lugares do que uma aula simples teria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível