on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como identificar ervas daninhas com espinhos

A única coisa mais irritante do que uma erva daninha em seu jardim, é uma que espeta quando você tentar arrancá-la. Embora seja importante para a sobrevivência da erva daninha, não é bom para as outras plantas ou para seus dedos. Às vezes, a única forma de eliminar uma erva daninha corretamente é descobrir de que tipo ela é, e se será usado nela um tratamento químico ou biológico. Além disso, saber que tipo de erva você tem, pode ajudar a prevenir as condições em que ela se propaga em seu quintal.

Instruções

Os espinhos de um bardana estão na flor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Tire uma foto da erva espinhosa, se possível. Isso vai ajudar você na tentativa de descrever a erva para os outros ou quando for pesquisar em livros ou imagens para a identificação.

    Loading...
  2. Examine a forma da folha da erva daninha, bem como a localização dos seus espinhos. Alguns espinhos estão nos caules embaixo das folhas e outros ao longo das extremidades da folha.

  3. Observe qualquer coisa incomum sobre a erva, como sua localização, quaisquer padrões ou cores nas folhas ou outras características interessantes.

  4. Examine a altura das ervas daninhas, bem como o comprimento das folhas maduras e quaisquer flores ou sementes.

  5. Encontre um livro de referência ou site sobre ervas daninhas, como a Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (sbcpd.org).

  6. Procure cabeças amarelas na ponta dos ramos altos. O cardo amarelo tem espinhos que se projetam em torno da cabeça de flor amarela com a forma de uma estrela. A planta começa no início da primavera como uma roseta de folhas verdes, cada uma com cerca de 20 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura, antes de crescer até 1,5 metro de altura e desenvolver espinhos e flores.

  7. Examine um caule com cerdas parecidas com pelos. Embora não sejam exatamente espinhosas, as cerdas da urtiga espetam. As folhas dessas plantas verdes e altas com flores pequenas são comestíveis e podem ser coletadas para se cozinhar e comer, desde que você use luvas ao colhê-las.

  8. Use as luvas de jardinagem para colher a erva, coloque-a em um saco plástico e leve-a a um centro de jardinagem para identificação, caso você mesmo não consiga identificá-la.

  9. Faça uma consulta com um professor de horticultura ou botânica em uma faculdade ou universidade local. Um professor de paisagismo também pode ajudar. Esses profissionais têm acesso a mais livros e referências do que você.

  10. Peça ao serviço de extensão de sua localidade para colocá-lo em contato com um mestre jardineiro. Os mestres jardineiros passam por treinamentos intensivos através do serviço de extensão e dedicam algum tempo para ajudar a sua comunidade com as questões de jardinagem. Um mestre jardineiro da sua área, provavelmente, estará familiarizado com os tipos de ervas daninhas com as quais você está lutando.

Loading...

O que você precisa

  • Câmera
  • Luvas de jardinagem

Referências

Loading ...
Loading ...