Implicações do pensamento pró-ativo e reativo

Escrito por judy kilpatrick Google | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Implicações do pensamento pró-ativo e reativo
No esporte, as equipes são ensinadas a reagir de acordo com o pensamento pró-ativo (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

O pensamento pró-ativo e o reativo são necessários nos relacionamentos e nas gestões bem-sucedidas. No entanto, o metapensamento poderá ensiná-lo a usar cada uma dessas ferramentas e aproveitar os benefícios que elas oferecem. O meta-pensamento é o pensamento sobre o pensamento. Nesse caso, é o ato de refletir sobre o pensamento reativo e o pró-ativo. Ao aprender a diferença entre os dois e como usá-los simbioticamente, você consegue melhorar os problemas de relacionamentos e de gestão.

Outras pessoas estão lendo

O impacto do pensamento reativo nas relações

O pensamento reativo é espontâneo e não planejado. É baseado em pensamentos automáticos produzidos por esquemas ou padrões que, por meio da experiência, se tornaram familiares para o indivíduo. Os esquemas permitem reações rápidas, tanto físicas como verbalmente. Estes são atalhos necessários para muitas ações rotineiras da vida. O ato de frear o carro ao ver um sinal vermelho é um exemplo. O esquema desenvolvido na autoescola vai se tornando cada vez mais automático à medida que é praticado. O resultado em si é positivo. No entanto, quando catalisam pensamentos doentios como desconfiança, ciúmes, raiva, culpa e outros sentimentos negativos que não são justificados pelos fatos ou pela realidade de uma situação, esses esquemas se tornam negativos.

Implicações do pensamento pró-ativo e reativo
Os relacionamentos felizes são baseados em pensamentos reativo e pró-ativo. Saiba como usá-los (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O impacto do pensamento pró-ativo nas relações

O pensamento pró-ativo requer o reconhecimento e a reflexão dos padrões. Ele conduz ao planejamento e à estratégia. Esse pensamento considera as possibilidades e determina reações apropriadas, antes que o estímulo ocorra. Nos relacionamentos, esse sistema requer esforço. Exige que o indivíduo tenha consciência do tipo de padrões originais e autoconhecimento, incluindo predisposições e fraquezas. O pensamento pró-ativo, de acordo com Jim Wheeler, requer o conhecimento de nossas próprias "palavras gatilhos" e uma avaliação da validade de nossas reações a elas. As pessoas que pensam de forma pró-ativa desenvolvem habilidades de pensamento reativo saudável.

O impacto do pensamento reativo na gerência

Todo mundo é um administrador. Um administrador de tempo, de dinheiro e de pessoas. A escala pode ser pequena, limitando-se apenas ao âmbito familiar ou pessoal, ou tão grande quanto o ambiente de uma empresa multibilionária. A diferença é uma questão de quantidade. O impacto do pensamento reativo será o mesmo. Este tipo de pensamento carece de planejamento, e, por essa razão, as pessoas que pensam reativamente são capazes de ficar sem dinheiro, sem tempo ou estar sempre atrasadas e em constante conflito com as pessoas com as quais convive.

Implicações do pensamento pró-ativo e reativo
As pessoas que pensam reativamente estão quase sempre atrasadas, pois agem por impulso em vez de seguir o que foi planejado (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O impacto do pensamento pró-ativo na gerência

O pensamento pró-ativo conduz ao sucesso na vida pessoal e nos negócios. As pessoas que praticam esse tipo de pensamento consideram as possibilidades, estudam as tendências e analisam os resultados. Tomam suas decisões baseadas em dados. Mesmo aqueles que atribuem uma decisão bem sucedida a uma sensação que tiveram perceberão, depois de avaliar com cuidado, que esses sentimentos são geralmente baseados em informações adquiridas que são processadas no subconsciente. Os treinadores desportivos são os principais exemplos de pessoas que pensam de forma pró-ativa e que planejam o pensamento reativo. Depois de horas e horas analisando os vídeos de seus adversários em jogos e depois de muitas horas treinando a equipe, desenvolvem um senso daquilo que pode acontecer e planejam a forma como responderão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível