A importância de se estudar a história das civilizações mundiais

Escrito por john london | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância de se estudar a história das civilizações mundiais
Saber onde estivemos, enquanto civilização, pode ajudar a indicar para onde estamos indo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Há evidências de que a história tem sido estudada há tanto tempo quanto os seres humanos têm se empenhado em fazê-la. O estudo das civilizações antigas coloca em perspectiva a origem dos povos em relação ao que somos hoje. Estudado desde cedo, o conhecimento das civilizações antigas promove uma compreensão da natureza evolutiva da inteligência humana, da qual fazemos parte, e desenvolve um respeito por conquistas antigas que lançaram as bases para as nossas próprias.

Outras pessoas estão lendo

Lições do passado

Um estudo das antigas civilizações revela lições com as quais o homem moderno pode aprender. Ciclos de eventos, padrões climáticos e observações astronômicas proporcionam um guia do que esperar no futuro. A antiga civilização maia declinou bastante misteriosamente e as evidências arqueológicas deixadas para trás são insuficientes para formar uma teoria concreta - embora alguns acreditem que um evento cataclísmico possa ter desempenhado um papel em seu fim. Novas provas e avanços tecnológicos prometem abrir essa área de estudo, talvez com lições para a nossa civilização.

Apreciação da História

Civilizações antigas que deixaram literatura e obras de arte que sobreviveram até os tempos modernos oferecem um raro vislumbre de todo um modo de vida. A cerâmica muitas vezes retratava a moda, costumes sociais e rituais religiosos como acontecia, também, com afrescos e outras artes. Vestígios arquitetônicos de grandes civilizações oferecem uma compreensão das habilidades de engenharia e arquitetura, matemática, além da cultura e da vida intelectual. A própria façanha de se construir uma pirâmide sem máquinas e guindastes é uma grande conquista, que precisou das maiores mentes, cientistas e matemáticos da época para conseguir.

Por que as civilizações surgem e desaparecem?

Então, muitas civilizações antigas tiveram enorme ascensão, com avançadas cidades-estado, uma ordem social organizada e um sistema desenvolvido de direito, mas depois decaíram. Muitas coisas podem causar o declínio de uma civilização, incluindo a fome, a peste, a agitação política, a guerra e o colapso econômico. Os estudiosos modernos buscam saber prováveis ​​resultados para o nosso próprio futuro a partir do estudo da ascensão e queda das culturas antigas.

Contribuições duradouras

Estudar como sociedades antigas se desenvolveram aponta muitas contribuições duradouras que são parte da cotidiano na sociedade moderna. Esse estudo mostra como a tecnologia pode se desenvolver a partir de uma ferramenta primitiva artesanal para um sofisticado mecanismo de engenharia e, finalmente, para um dispositivo digital. A impressão é um exemplo de uma ideia que tomou este curso, a partir de tábuas de pedra para a impressão digital, em alguns milhares de anos. O estudo do desenvolvimento de ferramentas de uso diário e utensílios para culinária, agricultura e caça fornece pistas importantes sobre a cultura antiga, costumes, agricultura, materiais têxteis e artesanato. Compreender as origens de muitos conceitos modernos nos proporciona uma compreensão mais profunda da evolução humana e de para onde estamos indo como raça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível