on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

A importância das flores na natureza

Atualizado em 21 novembro, 2016

A importância das flores na natureza está em toda parte — podem alimentar insetos, pássaros, animais e humanos; fornecem medicina natural a humanos e alguns animais, além de ajudar na reprodução das plantas atraindo polinizadores externos. Sem elas, as plantas seriam apenas verdes, e o mundo seria um lugar insípido.

Os amores-perfeitos têm muitos usos (pansy image by Aidairi from Fotolia.com)

Auxílios reprodutivos

A finalidade principal das flores é ajudar na reprodução. Elas compõem um atributo atraente de uma planta sob outros aspectos simples e de folhas verdes. Quando insetos, aves e alguns morcegos mergulham para dar uma olhada na flor e roubar seu néctar, inadvertidamente eles estão polinizando as plantas ao movimentar o pólen ou esperma vegetal dos estames masculinos para os pistilos femininos.

Loading...
Os estames das flores ajudam na reprodução (crocuses first flower spring flower image by Pali A from Fotolia.com)

Néctar para insetos, pássaros e morcegos

Há uma variedade de insetos que se regalam com o néctar das flores, mas a maioria mais notável são as abelhas, vespas, formigas e borboletas. Como essas flores dependem de uma fonte externa para polinizá-las, algumas evoluíram para se tornar até mais atraentes aos polinizadores.

A orquídea-abelha evoluiu de forma a parecer que há uma abelha fêmea sobre ela, quando na realidade a "abelha" faz parte da flor. O hibisco e as trepadeiras de flores-trombetas evoluíram de tal forma que seu néctar pode ser facilmente retirado e o pólen transmitido com facilidade por beija-flores e canarinhos.

Morcegos que comem néctar e pólen se alimentam das flores de agave, de pitaia, alcachofra-brava e cacto saguaro. Segundo Kitty Hinman, uma estudante graduada da Universidade do Estado de Nova York-Stony Brook, essas plantas evoluíram para só abrirem suas flores à noite, liberando assim seu néctar e pólen quando é conveniente para os morcegos.

Orquídeas-abelhas simulam uma abelha sobre a flor (Bee Orchid image by john barber from Fotolia.com)

Fonte alimentar para humanos

As pétalas de rosa são usadas em culinária e chás há séculos, assim como os lírios, dentes-de-leão, cravos, trevos e margaridas. As flores de frutas cítricas e banana também podem ser uma fonte alimentar. As florações de cebolinha, alho, manjericão, jasmim, alfazema, orégano e sálvia podem ser usadas como ervas e temperos em pratos de culinária. Outras flores, como hortelã, camomila, gengibre e angélica, podem ser usadas em chás.

A cebolinha dá um excelente gosto a uma variedade de pratos (chives image by Michael Cornelius from Fotolia.com)

Fonte alimentar para animais

Veados e coelhos são os maiores predadores de flores do reino animal. Gerânio e amores-perfeitos são os primeiros a serem consumidos, pois são vegetais florescentes. Guaxinins, gambás e marmotas também mordiscam flores de vez em quando.

Alguns animais adoram gerânios (geranium image by photografika from Fotolia.com)

Auxílios medicinais

Muitas flores têm usos medicinais, como a begônia, para eliminar toxinas do corpo, e a calêndula, o girassol e a madressilva, para tratar dores de garganta e amigdalite. O aciano ou escovinha pode ser usado para tratar acne, enquanto a valeriana e a papoula-californiana aliviam cólicas menstruais. Os gatos até usam flores para causar o vômito e assim eliminar o desconforto intestinal.

As begônias podem ser usadas para fins medicinais (begonia image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...