A importância do ISO 9000

Escrito por nathalie gosset | Traduzido por antonio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância do ISO 9000
ISO 9000 representa um conjunto de normas que se concentram na melhoria de processos para alcançar resultados livres de erros (ISO9000 in white background image by Garfie cat from Fotolia.com)

O ISO 9000 foi adotado globalmente por 900 mil organizações localizadas em 170 países desde 2000, de acordo com David Levine, professor de administração de empresas na Haas School of Business da Universidade da Califórnia, Berkeley. Esta certificação tem aberto portas para novas oportunidades de negócios de empresas que só aceitam acordos de contrato com organizações que têm sistemas de qualidade compatíveis. Além disso, a ISO 9000 trouxe clareza interna sobre o quão bem uma empresa desempenha o fornecimento de produtos de qualidade, resultando em maior satisfação do cliente.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

O ISO 9000 forma um conjunto de normas, emitido pela Organização Internacional de Normalização (ISO), descrevendo uma filosofia de gestão da qualidade. Alta qualidade representa um ambiente livre de erros. O esforço de não ter defeitos começa documentando todos os processos internos da empresa. A equipe se compromete a acompanhar de perto as instruções listadas nos documentos do processo. Um monitoramento rigoroso registra o quão bem o processo está funcionando. Quando uma das tarefas gera resultados que se desviam da expectativa, a empresa revê e melhora o processo de treinamento ou o operador.

Contexto

A Organização Internacional de Normalização gerou um extenso portfólio de diretrizes globais, incluindo mais de 18.000 normas. Desde a sua criação em 1947, a ISO tem encorajado os países a participarem da definição dos padrões internacionais através da obtenção de opiniões e recomendações de cada nação. Hoje, 163 nações se juntaram com ISO e nomeiam um representante por país para participar dessas discussões.

História

O ISO 9000 segue um padrão mais antigo iniciado pelo governo britânico, o BS 5750, que remonta à Segunda Guerra Mundial. O BS 5750 salvou a vida de trabalhadores das fábricas, impondo requisitos de qualidade rigorosos sobre as munições, a fim de evitar explosões em fábricas de bombas militares. O Reino Unido recomendou adaptar o BS 5750 para padrões que seriam relevantes para aplicações não militares. A ISO desenvolveu várias versões dos documentos e lançou o ISO 9000 em 2000. A versão mais recente é a ISO 2001:2008.

Importância do ISO 9000

Um estudo de implantação ISO 9000, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mostrou que a ISO 9000 foi adotada de forma exponencial por centenas de milhares de empresas em menos de 10 anos, de 1992 a 2002. Começando com o "buy-in" do Reino Unido, o interesse se espalhou para os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Hoje, as 900 mil empresas certificadas pela ISO incluem 170 países na Europa, Ásia, África e Américas.

Impacto

O ISO 9000 tem impacto positivo nas funções internas de uma organização, apertando processos e garantindo que todo o pessoal é treinado adequadamente. A administração superior também afirma metas de qualidade específicas que tendem a concentrar a energia do pessoal para uma execução impecável. A clareza de direção corporativa e do trabalho específico e as instruções de tarefas a partir da documentação do processo tornam o ambiente de trabalho mais previsível e aumentam o moral dos funcionários. As empresas muitas vezes solicitam a certificação ISO de seus fornecedores e parceiros de negócios antes que um acordo de parceria possa ser assinado. Assim, novas oportunidades de negócios geralmente seguem uma certificação ISO 9001:2008.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível