Mais
×

Infecção na bexiga de um shih tzu

Atualizado em 21 novembro, 2016

As infecções da bexiga são comuns em todos os cães, e os shih tzus não são exceção. Essas infecções, mais corretamente conhecidas como infecções do trato urinário, costumam ser vistas com mais frequências nas fêmeas, devido às suas uretras mais curtas.

Shih tzu (shih tzu dans la neige image by Jeff LEONARD from Fotolia.com)

ITU

Uma infecção da bexiga é, na verdade, uma infecção do trato urinário. As bactérias no trato podem se reproduzir a ritmos alarmantes, causando uma infecção. As shih tzus fêmeas são mais suscetíveis à infecção, tanto como filhotes quanto como adultas.

Sintomas

Os primeiros sintomas costumam passar despercebidos, mas, conforme a condição piora, os sinais óbvios se tornam visíveis, como dificuldade para urinar, sangue na urina ou um cheiro pungente vindo da mesma. Também é possível observar fatiga e febre.

Tratamento

É preciso levar o shih tzu ao veterinário para ser examinado se houver sintomas perceptíveis de uma ITU. O veterinário examinará a urina do cão para ver se há bactérias. Se a cultura der positiva, o animal terá de tomar antibióticos para curar a infecção.

Prevenção/solução

Banhos regulares ajudam a controlar as bactérias. Para reduzir o crescimento bacteriano nas tigelas de comida e de água, lave-as com frequência com água quente. Caminhadas diárias também ajudam. Quanto maior for a frequência que os cães urinem, menos provável será o acúmulo de bactérias no trato urinário.

Causas

As ITUs são extremamente comuns, mas ingerir comida contaminada, não beber água suficiente e o sexo do cão podem contribuir.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article