Infecção no olho de um frango

Escrito por jordan meyers | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Infecção no olho de um frango
Frangos são suscetíveis a doenças adquiridas também por seres humanos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Como os seres humanos, os frangos são vulneráveis a todos os tipos de doenças e condições. Bactérias e vírus podem causar algumas delas, enquanto outras são de natureza fúngica. Entre as condições que podem causar problemas para estas aves estão as infecções oculares.

Outras pessoas estão lendo

Bactéria

As bactérias podem ser responsáveis por muitas infecções nos olhos de frangos. Por exemplo, a salmonela pode causar conjuntivite purulenta, que é marcada por pus e inflamação da parte interna das pálpebras e nas membranas que delineiam o olho. A salmonela também pode causar oftalmite, uma infecção ocular também marcada por inflamação e pus. Frequentemente, os frangos são expostos a essas infecções devido ao contato com outros infectados ou antes de chocarem.

Vírus

Às vezes, os frangos desenvolvem vírus que fazem com que seus olhos pareçam infectados. Por exemplo, uma doença chamada varíola aviária é causada por um vírus e apresenta lesões que lembram bolhas. Estas tipicamente formam-se nas áreas do corpo das aves que não são cobertas por penas. Elas podem formar-se nas pernas ou na cabeça, por exemplo. Essas lesões também podem desenvolver-se ao redor dos olhos, dificultando a visão dos frangos. Em alguns casos sérios, essa doença por até levar à cegueira. Felizmente, a visão afetada da ave é tipicamente recuperada uma vez que as lesões se curem.

Fungos

Infecções fúngicas causam problemas oculares em frangos com frequência. Um bolor que comumente leva a estes problemas é chamado Aspergillus. Ele tipicamente causa infecções no sistema respiratório do frango, mas pode afetar os olhos e o cérebro também. Quando afeta os olhos, podem ser formadas placas amarelas embaixo das pálpebras dos frangos. Isso leva a inflamações e danos sérios aos olhos. Com frequência, as aves são expostas ao fungo durante a incubação, embora a exposição possa vir da comida ou da ninhada também.

Ferimentos

O olho de um frango pode infeccionar devido a um ferimento. Por exemplo, se um frango for bicado no olho ou bater em alguma peça de um equipamento, a bactéria pode ser introduzida e causar uma infecção no olho. Às vezes, os frangos irritam seus próprios olhos quando estão com outras doenças. Se um frango estiver com uma doença respiratória, por exemplo, também pode desenvolver conjuntivite. Então, o frango pode esfregar as pálpebras em reação ao desconforto causado pela conjuntivite. Isso pode levar a inflamações maiores, mas tipicamente não causa danos permanentes ao olho.

Tratamento

Frangos são frequentemente tratados com antibióticos quando têm infecções oculares. Alguns antibióticos podem ser aplicados em pomada. Porém, outros antibióticos devem ser ingeridos em forma de comprimido ou pílula e há alguns que podem ser misturados com água. Leve o frango doente ao veterinário, se possível. Se uma infecção for contagiosa, separe a ave doente dos outros frangos, para evitar que a doença se espalhe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível