Saúde

Informações sobre a cirurgia no cérebro

Escrito por sarah dewitt ince | Traduzido por ronaldo moretti

A cirurgia de cérebro, também conhecida como craniotomia, é uma operação muito delicada. Na maioria das vezes, os cirurgiões evitam operar o cérebro, a menos que não haja nenhuma outra escolha. Esta cirurgia é uma operação de vida ou morte. Em muitos casos a cirurgia cerebral pode salvar vidas. Os cirurgiões de cérebro precisam ser muito precisos, pois o cérebro é uma parte do corpo humano muito delicada. Uma craniotomia envolve um planejamento muito cuidadoso da equipe cirúrgica. Varreduras no cérebro e tecnologia de posicionamento são meticulosamente avaliadas em três dimensões antes da operação. O planejamento é vital para o sucesso da cirurgia, pois muitos tumores estão localizados dentro do cérebro, ao invés de fora deste órgão. Isso significa que os médicos precisam cortar o cérebro e navegar pelas partes adequadas para encontrar o tumor.

Outras pessoas estão lendo

O que é o cérebro e quais são as razões para a cirurgia de cérebro?

O cérebro é o centro principal de controle para tudo que fazemos na vida. Nossa capacidade de pensar, raciocinar e realizar tarefas diárias vem de sinais de dentro do cérebro. Estes sinais viajam através de nosso sistema nervoso e depois para várias partes do corpo. Nosso cérebro basicamente diz para nossa mão se mover quando queremos pegar um objeto. Quando uma pessoa perde a memória ou qualquer função cerebral, os resultados podem alterar sua vida, pois sem o nosso cérebro seríamos incapazes de fazer qualquer coisa. Há muitas razões pelas quais a cirurgia cerebral pode ser necessária. Por exemplo, se uma pessoa tem um tumor ou aneurisma no cérebro, a cirurgia será necessária. Os tumores cerebrais são massas dentro do cérebro, que podem ou não ser cancerígenos. Em alguns casos, estes tumores podem ser reduzidos com a quimioterapia. Infelizmente, existem alguns tumores que são inoperáveis. Tumores cerebrais podem causar a uma pessoa a perda gradual da função cerebral. O tumor coloca pressão sobre o cérebro e provoca danos severos. Se o tumor é cancerígeno, o câncer vai se espalhar e matar o paciente. Um aneurisma cerebral é um coágulo de sangue dentro do cérebro. Outras razões para a realização da cirurgia de cérebro são graves ferimentos na cabeça e hemorragia cerebral.

Como é feita a cirurgia do cérebro

Na maioria dos casos os médicos gostam de manter os pacientes acordados durante a cirurgia do cérebro. Conversar com o paciente, conforme a cirurgia ocorre normalmente demonstra resultados muito melhores, pois o médico pode se comunicar com o paciente durante a operação. Isto é importante pois ao acidentalmente cortar a área errada do cérebro, poderia prejudicar certas funções corporais. A cirurgia do cérebro de emergência envolve raciocínio rápido e as chances de sucesso não são tão prováveis devido à falta de planejamento. Durante uma típica cirurgia no cérebro, a cabeça de um paciente vai ser raspada em torno do ponto de entrada ou a cabeça inteira deverá ser raspada. A cabeça deve ser limpa e esterilizada antes da operação. O cirurgião faz uma grande incisão na cabeça do paciente e a pele é puxada para revelar o crânio. Um pedaço de osso, em seguida, é cortado para revelar o cérebro. A quantidade de cérebro exposta depende do tipo de operação. Em alguns casos, somente uma pequena parte precisará ser removida, mas na maioria dos casos, os cirurgiões precisam remover uma grande área do crânio, a fim de ter espaço suficiente para trabalhar. Após a cirurgia terminar, um grande pedaço de crânio que foi removido será recolocado e costurado. A aba de pele é fechada também com pontos e o médico pode envolver a cabeça em bandagens.

Efeitos de uma craniotomia

Há muitos efeitos associados com a cirurgia de cérebro. Por exemplo, qualquer cirurgia envolve determinados riscos. Os efeitos colaterais são mais frequentes em uma cirurgia de cérebro, pois o cérebro controla todo o corpo. A cirurgia nesse órgão pode causar mais danos ao cérebro, o que poderia possivelmente afetar o paciente para o resto de sua vida. Em raras ocasiões tanto dano que uma pessoa pode precisar reaprender habilidades básicas como leitura, matemática e redação. Um acidente vascular cerebral após cirurgia cerebral também pode ter o mesmo efeito. A cirurgia cerebral pode também resultar em paralisia. No entanto, cirurgiões tomem precauções extremas para evitar danos cerebrais ou outras complicações da cirurgia.

Período de tempo

Uma cirurgia de cérebro complexa pode durar até 12 horas. No entanto, outras operações mais simples do cérebro podem durar de três a oito horas em média. O tempo de recuperação depende do tipo de cirurgia no cérebro e idade do paciente. Pacientes mais velhos, que estão em uso de medicação ou tem outros problemas de saúde, podem demorar mais para cicatrizar. A recuperação pode ser feita em qualquer lugar e demora de três a 12 semanas.

Cicatrização após cirurgia no cérebro

Se você ou alguém que você conhece precisa se submeter a uma cirurgia no cérebro, há algumas coisas que podem ser feitas para acelerar a cicatrização. Certifique-se de sempre seguir as recomendações de seu médico. A maioria dos médicos não permitirá que você coma ou beba durante um certo período de tempo. No entanto, uma vez que você for capaz de comer ou beber, é importante nutrir o corpo, beber muita água purificada e comer alimentos integrais, como legumes e frutas. Tome 3.000 mg de vitamina C diariamente, além de um suplemento multivitamínico alimentar e mineral. O corpo é mais capaz de processar e absorver vitaminas a partir de alimentos, e a vitamina C estimula o sistema imunológico, que acelera a cura. Descanse bastante e mantenha uma atitude positiva.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media