O que é a informática na enfermagem e por que ela é tão importante?

Escrito por don amerman Google | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a informática na enfermagem e por que ela é tão importante?
Com o objetivo de atender às demandas cada vez mais complexas na área de saúde, a enfermagem encara novos desafios na informatização (The National Guard, http://farm4.static.flickr.com/3547/3840303454_0d5540d531_o.jpg)

A área emergente de informática na enfermagem combina a enfermagem, a informática e as ciências das informações para criar uma resposta do século 21 aos desafios enfrentados pela indústria de cuidados com a saúde em geral e da enfermagem em particular. Para a enfermagem atender as demandas cada vez mais complexas do mercado de cuidados com a saúde, é essencial maximizar o uso das tecnologias mais recentes em computação e nas ciências de informação.

Outras pessoas estão lendo

Informações confidenciais

Tal como acontece com todas as profissões complexas, a enfermagem gera enormes quantidades de informações diariamente. Essas informações abrangem muitos aspectos de trabalho do enfermeiro e podem incluir pedidos de medicação, documentação do cuidado prestado a diferentes pacientes, informações confidenciais sobre eles e os dados sobre o resultado de opções de tratamento específicas.

Uso mais simplificado de dados

Antes do advento da era do computador, a documentação da rotina do trabalho diário de um enfermeiro era feito em papel, tornando necessário gerar um número maciço de documentos e também encontrar maneiras de arquivá-los logicamente para que pudessem ser localizados quando necessário. A informatização tornou possível armazenar as informações eletronicamente, mas esse tipo de registros é apenas tão bom quanto a facilidade com que ele pode ser armazenado ou recuperado.

Gestão eficiente da informação

O principal objetivo da informática em enfermagem é a criação de um sistema de uso eficiente de informações que possa facilmente armazenar e recuperar os dados relacionados à conduta diária de trabalho de um enfermeiro. A criação de um sistema deste tipo é essencial para que um profissional de enfermagem em uma área do país ou do mundo possa acessar rapidamente a informação relevante que pode ter sido colocada em um local de trabalho distante. É de responsabilidade dos especialistas de informática em enfermagem desenvolver tais sistemas utilizando as mais recentes tecnologias de computador e informação disponíveis.

Compartilhamento de dados vitais

Enfermeiros, juntamente com outros profissionais da área médica, aprendem fazendo, mas também podem aprender com as experiências dos outros. A cada dia, em milhares de lugares diferentes, incluindo hospitais, consultórios e clínicas médicas, enfermeiros se deparam com situações que não tinham sido enfrentadas antes. Com o aconselhamento de pessoas ao redor, encontram formas de lidar com a situação e seguir em frente. Ao documentar rapidamente a situação, a solução que escolheram e o resultado final, gravando tudo eletronicamente, eles criam um roteiro que outros possam seguir quando enfrentarem circunstâncias semelhantes.

A segurança é essencial

Devido a maior parte da informação, se não toda, gerada na área de enfermagem ser confidencial, particularmente na medida em que inclui dados sobre pacientes específicos, o desenvolvimento de sistemas de informática em enfermagem deve ter a segurança como principal prioridade. Essa concepção de sistemas de uso de informações de enfermagem deve encontrar maneiras de proteger registros pessoais e, ao mesmo tempo, permitir o acesso mais fácil possível das informações para aqueles que precisam.

Padrões nacionais e globais

A informática em enfermagem é um campo de importância nacional e mundial. Para criar uma rede de troca de informações, que permita a utilização mais ampla possível de dados, será necessário desenvolver padrões de manejo de dados que sejam os mesmos em toda a rede. Os Estados Unidos já têm uma organização nacional de informática em enfermagem , a American Nursing Informatics Association (ANIA), com sede em San Clemente, na Califórnia. Para garantir que os dados de enfermagem possam ser compartilhados da forma mais ampla possível, com grupos regionais e nacionais, tais como a ANIA, terá de formar coalizões que possam colaborar no desenvolvimento de padrões internacionais para o uso de tais dados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível