instruções de uso do cinto para levantamento de peso

Escrito por charmiane wilson | Traduzido por sara cavenaghi
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instruções de uso do cinto para levantamento de peso
Um cinto para levantamento de peso pode ajudar no seu treino, se for utilizado corretamente (body builders image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Entusiastas de fitness usam cintos para levantamento de peso para torná-los mais conscientes de sua postura, estabilizar a coluna vertebral, reduzir lesões lombares e melhorar a forma de levantar peso. Aprender a maneira correta de usar um cinto para levantamento de peso pode significar a diferença entre uma rotina de exercícios bem-sucedida e um tormento com lesões.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

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    Tente em diferentes cintos, para garantir um bom ajuste. O tamanho padrão é um cinto de 10 cm. Quanto mais alto você for, maior será a faixa que você precisa. Cintos de 15 cm também estão disponíveis. Para determinar o melhor tamanho para você, saiba que um cinto para levantamento de peso com ajuste adequado deve descansar em cima dos seus quadris sem apertar excessivamente a pele e você deve conseguir respirar normalmente. Até que esteja familiarizado com o que constitui um bom ajuste, considere comprar o seu primeiro cinto em uma loja especializada ou por um catálogo para que você possa contar com o conselho experiente de um profissional.

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    Entenda quais exercícios fazer e que não precisem da ajuda do cinto para executar. Um cinto para levantamento de peso se destina a ser utilizado para exercícios em que sua coluna esteja comprometida. Esses exercícios geralmente são os em que você fica inclinado. Exemplos desses exercícios são: clean and jerks, agachamentos, agachamentos e dobrado sobre as linhas.

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    Use de forma correta, postura e técnica ao levantar com um cinto. Mantenha a coluna em uma posição neutra ou ligeiramente arqueado. Pegue e solte os pesos usando apenas as pernas. Nunca levante com a sua coluna. Também monitore sua respiração. Expire no esforço e inspire, quando liberar o peso.

Dicas & Advertências

  • Vestir um cinto para levantamento de peso muito apertado pode causar elevação da pressão arterial. Por essa razão, não use um cinto durante todo o treino.

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