Como fazer ioga para idosos

Escrito por tammy dray | Traduzido por marianna r. molena
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Como fazer ioga para idosos
A ioga é uma forma suave de fazer exercícios, ideal para idosos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A ioga é uma ótima forma de exercício para os idosos, pois é leve e suave com os ossos e articulações. Ela é geralmente recomendada para os idosos que sofrem de depressão ou não podem fazer qualquer outro tipo de exercício, porque estão fracos ou incapazes. Também tem sido conhecida por diminuir a pressão sanguínea e melhorar os sintomas da artrite. Leia mais para aprender como fazer ioga para idosos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Converse com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Mesmo que a ioga seja uma forma suave de exercício, ela ainda pode acarretar riscos caso você sofra de alguns problemas médicos, incluindo períodos frequentes tonturas, diabetes (o seu açúcar no sangue pode cair durante o exercício) ou fraqueza muscular.

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    Conheça os asanas básicos, poses que são bastante estáticas e ajudam a ganhar resistência sem o risco de lesões. Alguns asanas, como Savasana (postura do cadáver), Sukhasana (postura simples) e Bidalasana (postura do gato). Todas as três requerem pouca flexibilidade e são ideais para iniciantes ou pessoas que não têm elasticidade e equilíbrio.

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    Aprenda a Kapalabhati, uma técnica de respiração especial usada na ioga. A Kapalabhati, também conhecida como "fôlego de limpeza", centra-se na respiração curta e rápida vinda do diafragma e é usada especialmente para limpar os seios da face, aumentar a energia e trazer clareza mental.

  4. 4

    Domine a Adho Mukha Shvanasana ou postura do cachorro. Esta é uma das posições mais básicas que a ioga possui, sendo especialmente útil para melhorar a saúde da coluna e das costas. Para entrar no asana, apoie-se nos joelhos e nas mãos, assegurando-se de que as mãos estejam alinhadas com os ombros e os joelhos com os quadris. Se os seus pulsos são fortes e você não sofre de tonturas, poderá passar para a próxima etapa da pose, levantando os joelhos do chão até seu corpo imitar a forma de um V, com a cabeça perto do chão.

Dicas & Advertências

  • Encontre um professor de ioga ou estúdio especializado em trabalhar com idosos ou que pelo menos ofereça alguma orientação para pessoas da sua idade.

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