Jogos de cinco minutos para crianças em uma creche

Escrito por wallis bishop | Traduzido por victor rodrigues
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Jogos de cinco minutos para crianças em uma creche
Professores de creches algumas vezes precisam de um jogo rápido para preencher o tempo vago entre as atividades (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Horários consistentes são importantes em creches, para que possam dar à criança um senso de segurança. Algumas vezes são dados aos professores apenas alguns minutos entre atividades agendadas e eles precisam manter a turma envolvida até o próximo evento. Um jogo rápido é uma ótima forma de preencher esse tempo livre sem iniciar um novo projeto ou permitir que sua classe se distraia e se desorganize.

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"O Mestre Mandou"

O "O Mestre Mandou" é um jogo rápido e fácil que não requer materiais. Em sua forma simples, fique de frente para a turma e instrua-os a tocar em diferentes partes de seu corpo dizendo "O Mestre mandou tocar seu joelho", "O Mestre mandou tocar seu nariz", etc. Para tornar as coisas interessantes, permita que as crianças também sejam o Mestre. Inclua movimentos em suas instruções dizendo "O Mestre mandou mexer o seu nariz". Se você estiver em um ambiente fechado, utilize a área a seu redor como parte do jogo dizendo, por exemplo, "O Mestre mandou tocar em algo verde".

Jogos em círculos

Junte a turma e sente as crianças em forma de círculo, pois existem alguns jogos rápidos para serem jogados dessa forma. Jogue "Pato, Pato, Ganso", encorajando seus estudantes a andar rapidamente ao invés de correr, se você estiver em ambiente fechado. Se você tiver um saquinho de feijões ou uma bola, brinque de batata quente, fazendo com que as crianças passem o objeto umas para as outras enquanto uma música toca. Quem estiver segurando o objeto quando a música parar deve ir para o centro do círculo.

Cantando

Músicas como "Se você está contente" funcionam como um ótimo jogo rápido, já que pede para a criança participar com movimentos físicos. Adicione variações à "Se você está contente", pondo diferentes emoções como "Se Você Está com Raiva", "Se Você Está Cansado", etc. Peça para que as crianças participem dizendo como elas estão se sentindo.

"Siga o Mestre"

Ponha sua turma em fila e designe a primeira criança como "Mestre". O resto da turma deve se manter em linha reta, seguindo o mestre, onde quer que ele vá. Dê a cada criança a chance de ser o mestre uma vez. Encoraje a criatividade delas sugerindo que imitem animais, andando como caranguejos, pisando como elefantes ou voando como pássaros. Essa atividade é melhor desenvolvida se realizada em uma área aberta, onde sua turma terá espaço para se locomover.

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