Jogos para crianças com TDA

Escrito por fiona miller | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jogos para crianças com TDA
Dramatizar com uma boneca é bom para crianças pequenas com TDA ou TDAH (i love my doll. image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Quando você for brincar com crianças que têm Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), é importante não pressioná-las no início. Crianças com estes transtornos têm um período de concentração limitado, distraem-se facilmente e podem ter um alto nível de atividade. Devido a isto, é melhor escolher um jogo que tenha objetivos menores, pois assim a criança não o achará muito difícil.

Outras pessoas estão lendo

Jogos imaginativos

Brincadeiras mais imaginativas colaboram para que crianças com TDA ou TDAH pratiquem algumas habilidades sociais no jardim de infância. Devido ao período curto de concentração, elas podem não ser capazes de ver uma situação até que seja tarde e frequentemente agem por impulso, sem avaliar as consequências. Enquanto outras crianças são capazes de se envolver em jogos imaginativos facilmente, isto pode não ser tão simples para uma criança com TDA. Ajude-a a ensaiar atividades cotidianas através de cenários com você ou com uma boneca. Por exemplo, mostre o que pode acontecer quando ela falar em sala de aula ou quando alguém se machucar no parquinho.

Jogos para crianças com TDA
Através da teatralização, a criança com TDA fica mais envolvida com as atividades (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Detetive

A Dra. Carol Brady, uma psiquiatra infantil de Houston, recomenda o jogo "Detetive" para crianças mais velhas, pré-adolescentes e adolescentes com TDA ou TDAH. Este jogo, disponível na maior parte das lojas de brinquedos, requer que cada participante resolva um mistério. Já que o jogo funciona por eliminação, a Dra. Brady diz que ele ajuda a criança a deduzir, organizar e priorizar informações para chegar a um resultado final.

Jogos para crianças com TDA
O jogo "Detetive" pode prender a atenção de crianças com TDA (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Memória

O jogo da memória é bastante simples e pode ser jogado durante todo o nível primário. Muitas cartas são colocadas com a face para baixo e a criança tem que encontrar os pares. Cada vez que um jogador acha um par, ele o ganha e quem tiver mais pares quando todas as cartas acabarem será o vencedor. O jogo da memória aumenta a concentração e o foco, mas a Dra. Carol Brady adverte que as crianças podem frustrar-se com ele. Para minimizar este sentimento, jogue em intervalos curtos ou coloque os pares próximos.

Jogos para crianças com TDA
Jogos de memória aumentam a concentração (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)

Rampas e escadas

Jogar rampas e escadas é recomendado para crianças com TDA, porque as ajuda a lidar com êxitos e falhas, o que pode ser um problema para elas. No jogo, os jogadores devem seguir o caminho até o final. Se um jogador encontrar uma escada, ele subirá rapidamente para o topo. Uma rampa o levará rapidamente para baixo outra vez. Este jogo ajuda as crianças a lidarem com pequenos êxitos e falhas, mantendo-os em perspectiva.

Jogos para crianças com TDA
Rampas e escadas simulam situações de alegria e frustração (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível