Mais
×

Jogos divertidos em sala de aula para a educação infantil

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando o tempo não deixa suas crianças brincarem do lado de fora, planeje alguns jogos para mantê-las ocupadas. Muitos alunos tem um curto período de concentração, então planejar jogos simples e rápidos é o ideal. Encoraje seus alunos a brincar e dar o melhor para conseguir os prêmios, como adesivos e brinquedos pequenos. Tudo o que você precisará são materiais simples e uma imaginação criativa para manter as crianças ocupadas dentro da sala.

Previna o tédio preparando jogos divertidos para as crianças (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Jogos de memória

Estimule a memória de seus alunos com jogos interativos. Escolha dez itens aleatórios, como uma maçã, um brinquedo, uma garrafa d'água, entre outros, e coloque-os em uma bandeja. Ponha a bandeja no meio da sala e peça para que olhem os itens. Segure uma toalha ou lençol enquanto você remove um dos itens. Remova a toalha e diga para adivinharem o que está faltando. O primeiro que acertar ganha um pequeno prêmio. Outra ideia é tirar a bandeja da sala e tentar fazer as crianças se lembrarem de todos os itens. Dê um pequeno prêmio para cada criança que responder corretamente.

Jogos de esporte

Jogue beisebol usando papel alumínio, jornal e papel toalha. Enrole o jornal para fazer um bastão de beisebol e cubra-o com alumínio. Faça o mesmo com a bola. Use toalhas de papel para formar as bases e peça para que joguem beisebol. Os alunos também podem jogar vôlei usando um fio de lã como rede e um balão como bola. Divida as crianças em duas equipes. O primeiro time que conseguir dez pontos no beisebol e quinze no vôlei ganha o jogo.

Jogos de escuta

Peça para que os alunos sentem em círculo. Cochiche uma frase no ouvido de uma criança. Diga algo como "Eu gosto de maçãs grandes, vermelhas e apetitosas". Esse aluno tem que sussurrar a frase no ouvido de quem estiver ao seu lado. Cada jogador deve cochichar a frase para o próximo. O último aluno deve dizer a frase em voz alta e ver o quão perto está da frase original. Se eles conseguirem a frase certa, premie os alunos. Outra alternativa é o jogo de sons. Peça para que as crianças fechem os olhos enquanto você produz sons como chacoalhar moedas, estalar os dedos ou bater uma colher em uma panela. Os alunos tem que adivinhar o que faz cada som.

Boliche

Faça um jogo de boliche usando alguns materiais de sua casa ou da escola. Use garrafas de plástico de refrigerante e uma bola macia. As crianças podem pintar as garrafas para fazer uma decoração especial. Outra ideia é usar tubos vazios de papel toalha ou papel higiênico e uma fruta redonda. Peça para que as crianças usem canetinhas, adesivos e giz de cera para decorar os "pinos de boliche". Eles podem usar uma laranja ou maçã ou um melão como bola de boliche.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article