Mais
×

Como uma lata de spray funciona?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Saiba como funciona um spray (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Não suporta a pressão

Dentro de uma lata de spray há um líquido, normalmente uma tinta, desodorante, repelente, entre outros. Esse líquido é pressurizado junto com um gás aerosol. Esse gás não se mistura ou é absorvido pelo líquido.

Soltando um pouco de vapor

Já que a lata é pressurizada, o conteúdo escapará sempre que houver uma abertura. No caso da lata de spray, há um bocal que se abre quando pressionado. O líquido e o gás escapam da lata através desse buraquinho.

Destino: Evaporação

Uma vez que a válvula tenha sido aberta, um pouco do gás de dentro evaporará imediatamente. Ele então carrega o líquido com ele, escapando pelo bocal. Uma vez que o aerosol evapora rapidamente quando em contato com o ar, apenas o líquido é impulsionado em pequenas partículas. Isso permite que a lata de spray distribua o líquido igualmente em uma névoa fina.

Pequenas partículas resultam em uma aplicação ainda mais uniforme

Quando o líquido é liberado com o aerosol, ele se espalha em partículas menores e mais finas, por conta da pressão do líquido e do tamanho diminuto do bocal. Conforme o gás se expande e evapora, ele também pode carregar as partículas finas para longe umas das outras. É assim que uma lata de tinta spray garante uma aplicação mais uniforme e um spray enevoado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article