Mais
×

Como lavar o cabelo com água da chuva

Atualizado em 17 abril, 2017

Lavar o cabelo na água da chuva economiza dinheiro com a conta de água e faz bem para o meio ambiente ao poupar energia. Por ser menos agressiva do que a água da torneira, a da chuva também fortalece e amacia os fios. De acordo com a organização Rainwater Connection, "a água da chuva tem um pH quase neutro, não tem sais nem minerais e, se coletada de forma adequada, é praticamente isenta de contaminantes naturais e produzidos pelo homem". Diferentemente da maioria da água calcária da torneira, a água da chuva é suave e pode deixar seu cabelo com mais brilho, mais saudável e manuseável.

Instruções

Lavar o cabelo com a água da chuva traz benefícios (waving hair image by jamsi from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Procure saber se há previsão de chuva. Providencie baldes e deixe-os organizados do lado de fora da casa. Se puder gastar um pouco mais de dinheiro e tempo, utilize sistemas de coleta e captação de água da chuva, como as cisternas de aço corrugadas, que podem armazenar de 20.000 a 120.000 litros, ou coletores simples que podem filtrar a água da chuva e depositá-la em um tanque.

    Os baldes são ideais para coletar a água da chuva (Buckets image by Dawn from Fotolia.com)
  2. Decida se vai lavar seu cabelo enquanto está chovendo ou se vai armazenar a água para usá-la mais tarde. Se já estiver pronto para lavar os fios, coloque seu traje de banho e calce os chinelos, pegue o xampu e o condicionar e deixe uma toalha perto da porta da sua casa. Se preferir guardar a água, deixe os baldes ou os sistemas de captação do lado de fora e colete-os quando estiver pronto para o banho. Siga as instruções nos passos três a cinco para ambos os métodos.

    Água da chuva (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  3. Observe a redondeza. Assegure-se de que está em uma área com privacidade. Deixe a chuva molhar completamente seu cabelo. Passe as mãos pelos fios até que fiquem molhados.

    Quanto mais forte a chuva, mais rápido conseguirá lavar o cabelo (wet background image by Nikolay Okhitin from Fotolia.com)
  4. Siga as instruções na embalagem do xampu e do condicionador da mesma forma como faria na banheira ou no chuveiro. Enxágue bem o cabelo até que a água escorra limpa. Se necessário, escove-o.

    Leia as instruções na embalagem do xampu (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  5. Pegue a toalha e seque seu cabelo e seu corpo normalmente. Arrume-o como de costume. Os fios devem ficar mais macios e menos quebradiços.

    Seque o cabelo com o secador, ao vento ou modele-o como de costume (drying the hair image by IKO from Fotolia.com)

Dicas

  • Se utilizar água da chuva armazenada, não se esqueça de manter a temperatura baixa, pois a água fria dá brilho aos fios.

Aviso

  • Não colete ou use água coletada antes de se informar sobre as leis locais. Pode haver regras rígidas sobre a captação de água e multas pesadas para os infratores.
  • Se você mora em uma região muito poluída, talvez seja melhor filtrar a água da chuva antes de usá-la no cabelo.
  • Não beba essa água.

O que você precisa

  • Traje de banho
  • Chinelo de dedo
  • Balde ou sistema de captação de água da chuva
  • Chuva
  • Xampu
  • Condicionador
  • Toalha
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article