Mais
×

Como lidar com ansiedade causada pelo hipotireoidismo

Atualizado em 17 abril, 2017

A glândula tireoide produz o hormônio homônimo, TSH, que regula a produção de T4. Quando os níveis de T4 baixam muito, uma abundância de TSH é liberada na corrente sanguínea para tentar equilibrar isso. No entanto, a superprodução de TSH normalmente pode eventualmente causar hipotireoidismo ou o mau funcionamento dessa glândula. Aqueles que sofrem de hipotireoidismo ou baixa tireoide podem apresentar muitos problemas, como ansiedade, ataques de pânico e/ou depressão. São usados medicamentos para normalizar esses níveis.

Instruções

O hipotireoidismo pode provocar ansiedade (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)
  1. Vá ao médico e faça exames para verificar se sua ansiedade é causada pelo baixo funcionamento da tireoide. Quando tiver certeza do problema, aja positivamente a fim de diminuir ou eliminá-lo. Comece a escrever um diário para descobrir a fonte da ansiedade. Suas anotações devem lembrá-lo do que a causa, caso esqueça.

  2. Remova alimentos da sua dieta quando identificar algo que lhe cause ansiedade; por exemplo, se comer doces no sábado e, no domingo, ficar ansioso, verifique seu diário. Se eles não estiverem marcados como causa em outro momento, coloque-os na lista de "não comer". Quando a tireoide não funciona adequadamente e precisa de medicação, as comidas que causavam pouco ou nenhum problema podem agora deixá-lo ansioso; portanto, é inteligente eliminá-las da sua dieta.

  3. Limite ou evite carboidratos refinados, açúcar e junk food, pois pessoas com baixa função da tireoide têm dificuldade para metabolizar esses alimentos. Além disso, junk food permanece mais tempo no sistema e produz um efeito negativo sobre o cérebro, enquanto uma alimentação saudável melhora o humor. Opte por comer frutas, verduras, proteínas de qualidade, nozes e fibras.

  4. Faça exercícios físicos regularmente. Malhar não só mantém o seu peso, mas também melhora seu humor, aumentando o hormônio estimulador da tireoide (TSH) na circulação sanguínea. Quando a quantidade desse hormônio é muito baixa, a glândula pituitária começa a trabalhar duramente para produzir mais, o que pode causar ansiedade. Quando o nível de TSH volta ao normal, o metabolismo é restabelecido e os níveis da glândula pituitária normalizam, o que diminui a ansiedade.

  5. Tome uma vitamina do complexo B, que age sobre o sistema nervoso reduzindo os níveis de estresse. Quando a T4 é baixa, os níveis de energia caem, produzindo uma pressão sobre o sistema nervoso e sobre como ele tenta recuperar o equilíbrio. As vitaminas reduzem o estresse, ajudando o indivíduo a se sentir menos ansioso.

  6. Acrescente vitamina A no seu plano alimentar. O hipotireoidismo é uma doença auto-imune, o que significa que a imunidade fica baixa e precisa de impulsos. A vitamina A aumenta a imunidade, e juntamente com um multivitamínico, diminui a ansiedade e as preocupações.

O que você precisa

  • Exame médico
  • Diário
  • Vitaminas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article