Como lidar com depressão e ansiedade no ambiente de trabalho

Escrito por laura leiva | Traduzido por ana claudia bragé
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Como lidar com depressão e ansiedade no ambiente de trabalho
O estresse no ambiente de trabalho pode causar problemas de saúde (stressed face image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Todas as carreiras ou ocupações têm seus estresses específicos, então, saber como gerenciá-los é fundamental para manter o nível de ansiedade e estresse dos trabalhadores o mais baixo possível. Algumas irritações são comuns, mas níveis excessivos podem prejudicar o seu bem-estar físico e emocional. Limitar o estresse e a ansiedade no ambiente de trabalho não é algo que possa ser realizado de um dia para o outro, embora, com algumas sugestões e prática, qualquer um possa sentir alívio após um dia cansativo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Sugira aos trabalhadores prestarem atenção à sua própria saúde emocional e física para determinar se estão sentindo estresse ou ansiedade. Compreender o que desencadeia esses sentimentos pode auxiliá-los a lidar com eles o quanto antes.

  2. 2

    Inclua um tipo de atividade em grupo após o trabalho ou durante o almoço, na qual os trabalhadores sintam-se envolvidos. Caminhadas em grupo no intervalo do almoço ou meditação e alongamento antes de iniciar o dia podem auxiliar na circulação e elevar o humor, aumentando o nível de disposição e produtividade ao mesmo tempo em que se reduz os níveis de estresse.

  3. 3

    Estimule-os a se comunicarem uns com os outros no ambiente de trabalho. A comunicação permite que estejam cientes e informados em relação ao que se espera deles ou da carga de trabalho. A comunicação também permite que eles evitem conflitos antes de causar estresse ou ansiedade no escritório.

  4. 4

    Providencie incentivos aos trabalhadores para que eles mantenham o bom-humor. Promoções, boas avaliações e elogios aumentam a produtividade e os auxiliam a continuar empenhados nas atividades. Permitir a eles que fiquem responsáveis pelo trabalho também aumenta a autoestima, pois cria a sensação de que podem contribuir mais à empresa.

  5. 5

    Crie um ambiente de trabalho leve para que os empregados se sintam à vontade para trabalhar. Atividades sociais promovem bons relacionamentos entre colegas e melhoram a comunicação. Tolerância zero a abusos também mantém o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Dicas & Advertências

  • Converse com um médico se você sentir que não está conseguindo lidar com o estresse, mesmo após mudanças no seu estilo de vida.

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