Como lidar com um rebaixamento no trabalho

Escrito por chelsea fitzgerald | Traduzido por rodrigo bittencourt
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como lidar com um rebaixamento no trabalho
Uma atitude falha pode arruinar suas chances de sucesso no futuro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Um rebaixamento no trabalho é um ataque a sua autoestima. Ele também pode resultar em uma diminuição do salário e em um cargo com colegas desconhecidos. Lidar com a despromoção pode ser um dos processos mais difíceis que você já encontrou. Ter um novo título, além de pensamentos de que seus companheiros podem julgá-lo incapaz de realizar um serviço adequado, é uma situação que leva ao estresse. Encare o desafio diretamente e você vai superar essa experiência com um conhecimento maior sobre os trabalhos internos da empresa e com uma nova perspectiva.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Fale com seu chefe imediatamente após saber a razão do seu rebaixamento. Peça-o para que seja sincero. Pode ter pouco a ver com seu desempenho anterior ou com suas habilidades e ter tudo a ver com política, economia ou reestruturação da empresa.

  2. 2

    Discuta a despromoção com sua família e amigos que não estejam relacionados ao seu ambiente de trabalho. Caso contrário, comentários negativos podem ser reproduzidos a alguém da gerência que o julgará como um insubordinado e encrenqueiro.

  3. 3

    Reconheça as razões para o rebaixamento e siga em frente com uma atitude positiva. Se a despromoção foi realizada por falta de habilidade sua ou de más escolhas que fez durante o trabalho, tome essa oportunidade para melhorar seu desempenho de todas as maneiras possíveis. Prometa realizar o novo trabalho com o melhor do seu talento. Com a perspectiva certa, você pode aprender com seus erros. Se a mudança foi devida a políticas a outros problemas fora do seu controle, tente agradecer por ainda ter um emprego e fazê-lo eficientemente, de uma maneira responsável e madura. Quando a situação mudar, uma atitude positiva pode recompensá-lo com um retorno ao seu cargo antigo ou com uma posição ainda melhor na empresa.

  4. 4

    Procure por outro emprego se você sentir que o rebaixamento o atrasa em muitos anos ou se você acha que não pode sobreviver com o corte do salário. Não diga aos colegas que está explorando suas opções. Se a gerência souber que está prestes a deixar o cargo, eles podem encontrar um motivo para demiti-lo. Dê o melhor de si no trabalho e não realize sua demissão até que tenha outro emprego, especialmente em épocas em que a economia está fraca.

Dicas & Advertências

  • Se você achar que os colegas do novo cargo estão falando sobre você e julgando-o pelo mau desempenho no emprego anterior, seja franco com eles. Admita que você lamenta por algumas escolhas e que você quer usar a nova posição como uma experiência de aprendizado para se tornar um trabalhador valorizado. Encarar o problema diretamente vai, muito provavelmente, acabar com discussões futuras. Se procurar um novo emprego, seja sincero com o funcionário dos recursos humanos quando ele perguntar sobre a despromoção. Se a razão foi por má performance, admita e mostre confiança ao explicar que você quer aprender dos erros passados e recomeçar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível