Lista de alimentos e refeições ricos em carboidratos

Escrito por nicole tibbs | Traduzido por mariana munhoz
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Lista de alimentos e refeições ricos em carboidratos
Uma porção de 225 g de batatas cozidas ou assadas contém em torno de 100 calorias (pommes de terre image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

Exemplos de alimentos ricos em carboidratos são pães, cereais, arroz, massas e batatas, e esses alimentos são parte importante de uma dieta saudável. As variedades integrais desses alimentos são sempre a melhor escolha na hora de selecionar seus carboidratos, e é importante lembrar que os carboidratos devem compor 33% de todos os alimentos que consumimos. Eles são fontes de energia e nutrição, e também contêm fibras, ferro, cálcio e vitaminas B. Frequentemente se fala sobre como os carboidratos engordam, mas eles contêm menos de metade das calorias das gorduras.

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Carboidratos

Pães (branco, de grãos, integral, de centeio, bagels, pão francês e outros), arroz (integral ou branco), batatas (branca ou doce), massas, cevada ou cuscuz, leguminosas (feijão seco, ervilhas e lentilha), milho e outros amidos, como cereais, frequentemente contêm pouca gordura. É o que nos adicionamos a eles, como manteiga e molhos cremosos em massas, que faz a diferença.

Lista de alimentos e refeições ricos em carboidratos
Arroz integral adiciona sabor a receitas; arroz branco é um ótimo acompanhamento para a maioria dos pratos (Samp with beans and brown rice with wild rice image by Elzbieta Sekowska from Fotolia.com)

Refeições com carboidratos

Diversos carboidratos podem ser combinado para se criar refeições ricas em amidos. Espaguete, canja de galinha, pizza e macarrão são refeições mais pesadas cheias de carboidratos. Um café da manhã rico em carboidrato pode ser um bolo de aveia e maçã, barras de cereais, granola, pães, torradas integrais e panquecas. Sobremesas cheias de carboidratos podem ser pudins de pão, e vitaminas de frutas congeladas. Essas são só algumas receitas ricas em carboidratos, mas também cheias de nutrientes.

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Os amantes dos carboidratos podem saborear suas frutas favoritas em bolos e muffins (wallnut muffin image by Xavier MARCHANT from Fotolia.com)

Aumentando a quantidade de carboidratos em sua dieta

Para aumentar seu consumo de carboidratos, você pode aumentar a quantidade de arroz e massa que você ingere e diminuir a quantidade de molhos e carnes. Adicione feijão e lentilhas aos seus cozidos, caçarolas e ensopados; isso irá aumentar a quantidade de fibras da refeição e, como você poderá diminuir a quantidade de carne da receita, você irá economizar dinheiro e ter um prato com menos gordura saturada. Você também pode experimentar uma variedade de pães, como com sementes, integral e de centeio e testar com diversos acompanhamentos. Escolha cereais integrais e misture um pouco em seu cereal normal. O mingau de aveia é uma escolha para o inverno, e flocos grandes de aveia com frutas frescas e iogurte são bons no verão. A aveia é uma ótima fonte de fibras.

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Existem muitas variedades de pães para você escolher na hora de aumentar os carboidratos em sua dieta (Bread rolls image by Tasha from Fotolia.com)

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