Lista dos sistemas econômicos para cada continente

Escrito por serm murmson | Traduzido por bianca reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista dos sistemas econômicos para cada continente
Os quatro sistemas econômicos no mundo são tradicional, de comando, de mercado e misto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Existem quatro principais categorias de sistemas econômicos no mundo: tradicional, de comando, de mercado e mistos. Eles não são, no entanto, igualmente implementados em todo o mundo. Uma economia tradicional não é utilizada em muitas áreas. Além disso, os sistemas de comando e de mercado baseiam-se em modelos que são teóricos e de difícil adoção por completo. Por isso a maioria das economias do mundo moderno são mistas.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de sistemas econômicos

Uma economia tradicional é baseada em certos costumes de uma determinada sociedade. Economias tradicionais são geralmente centradas na agricultura, e a posição de uma pessoa em uma economia tradicional é geralmente determinada por sua situação familiar. A economia de comando é uma economia que é imposta e regulada por um governo central forte. Economias de comando são geralmente centradas na industrialização, com pouca atenção para as nuances da produção individual. A economia de mercado é uma economia que gira em torno das exigências de compradores e vendedores. Elas têm um grande alcance de produção, ditada pelas exigências do mercado. A economia mista é uma combinação da economia de mercado e de comando, onde o funcionamento do mercado está intimamente ligado ao governo.

Ásia

Economias asiáticas são, na sua maioria, economias mistas, tendendo para economias de mercado. Alguns países asiáticos (China e URSS) tinham anteriormente economias de comando, mas agora têm economias mistas que se inclinam em direção a economias de mercado. Em particular, a China é reconhecida como uma economia de mercado por muitos outros países, mas o seu status na comunidade mundial ainda está em questão. Algumas pequenas regiões subdesenvolvidas da Ásia ainda praticam economias tradicionais, mas essas regiões se encontram dentro de países que têm um sistema econômico não tradicional. Além disso, a Coreia do Norte pratica uma economia de comando, e a economia do Irã tem muitos aspectos de planejamento centralizado.

África

Economias africanas são, em grande parte, economias mistas. Alguns países, como o Egito e a Líbia, estão intimamente ligados aos princípios da economia de comando. Outros, entretanto, fizeram a transição com a expansão do capitalismo global. Apesar disso, algumas economias tradicionais continuam a florescer nos bolsos subdesenvolvidos do continente.

Europa

As economias europeias são mistas. Os governos dos países europeus têm algum papel na formulação de políticas econômicas. Muitos países têm ideais que se inclinam mais para economias de mercado do que as economias de comando, mas estes permanecem mistos; os governos da Europa são economicamente mais envolvidos do que o dos Estados Unidos, por exemplo.

América do Norte

A América do Norte é o lar de inúmeras diferentes economias. Os Estados Unidos, embora às vezes seja visto como uma economia de mercado, ainda é uma economia mista devido ao papel do governo na política econômica. Cuba é um dos poucos países do mundo a praticar uma economia de comando, apesar de ter algumas ligações com os princípios da economia de mercado. Por último, as economias tradicionais podem ainda ser encontradas na América do Norte. Por exemplo, o povo Inuit, enquanto residente no Canadá, tem um sistema econômico tradicional.

América do Sul

A América do Sul, como a maioria do mundo moderno, é composta principalmente de economias mistas. Em partes subdesenvolvidas da Amazônia, as economias tradicionais ainda podem ser encontradas. No entanto, as economias dos países reconhecidos da América do Sul são vistas como mistas, e muitos deles inclinam-se ideologicamente para os princípios da economia de mercado.

Austrália

A economia da Austrália é mista, com princípios baseados no mercado. Seus povos aborígines têm muitos aspectos de uma economia tradicional, embora eles também são, por vezes, enredados na economia mista do país.

Antártica

A Antártica não tem residentes permanentes. Existe alguma atividade econômica que se centra em torno da pesca e do turismo, sendo isso sob a jurisdição de outros países.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível