Mais
×

Como livrar-se do vício em álcool

Livrar-se do vício do álcool pode ser uma tarefa complicada. É uma substância perigosa, que causa dependência química e uma série de problemas para o organismo quando consumido de forma irresponsável. Antigamente, era comum se pensar que largar a bebida era apenas uma questão de vontade pessoal. Hoje, a sociedade considera o alcoolismo uma doença. Afeta diretamente o relacionamento com a família e os amigos, uma vez que o comportamento pode mudar drasticamente sob a influência da bebida. A longo prazo, a doença pode levar à morte.

Instruções

O alcoolismo é uma doença grave que não deve ser tratada de forma leviana (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Para largar o vício é preciso paciência e força de vontade. Como qualquer outra droga, o álcool provoca mudanças no comportamento e dependência química. O primeiro passo é assumir que estamos enfrentando um problema grave. Geralmente, essa constatação vem depois de muito sofrimento e situações constrangedoras entre os amigos ou no ambiente de trabalho.

  2. Evite ter bebidas alcoólicas em sua casa. Aproveite para manter hábitos mais saudáveis que te afastem do vício como alimentação saudável e exercícios físicos.

  3. Faça exercícios físicos regularmente. Uma caminhada, corrida, natação ou outras modalidades esportivas podem contribuir muito para a liberação de endorfinas, que são substâncias neutrotransmissoras responsáveis pela sensação de prazer. Use os exercícios para substituir o ânimo eventualmente proporcionado pelo álcool.

  4. Quando a vontade de consumir álcool aumentar, lembre-se dos momentos de tristeza que você eventualmente causou aos amigos e familiares. Os maus momentos servem para nos ensinar lições. É importante aprender com eles.

  5. Consuma bastante água. Isso vai reduzir a vontade de consumir álcool.

  6. Se for o caso, procure ajuda médica. Alcoolismo não deve ser tratado de forma leviana. É uma doença grave que deve ser tratada.

  7. Procure grupos de ajuda. O mais famoso deles é o Alcoólicos Anônimos (A.A.), conhecido pela eficiência em tratar o alcoolismo por meio de conversas de apoio. Além disso, o A.A. possui um programa de 12 passos que inclui colocar o álcool em uma posição inferior à vontade pessoal de superar o problema.

Aviso

  • Alguns casos exigem o consumo de remédios, que devem ser prescritos pelos médicos. Não tome nada sem prescrição.

O que você precisa

  • Reconhecer o problema
  • Eliminar a bebida dentro de casa
  • Apoio da família e dos amigos
  • Força de vontade
  • Encontros dos Alcoólicos Anônimos
  • Ajuda médica
  • Medicamentos (quando receitados pelos médicos)
  • Determinação
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article