O que os Maias plantavam e comiam?

Escrito por carolyn green | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que os Maias plantavam e comiam?
O milho era um produto básico dos Maias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A civilização Maia habitou onde atualmente se localiza o México, a Guatemala e Honduras. Seus antepassados eram caçadores, mas em torno de 2500 aC, incluíram a agricultura no seu modo de vida. Eles cultivavam e comiam uma variedade de alimentos, muitos dos quais ainda são comuns no México. Hoje em dia, muitos deles são plantados e consumidos em outras partes do mundo.

Outras pessoas estão lendo

Métodos de cultivo

O povo Maia praticava um método de cultivo conhecido como agricultura de “corte e queima”. As árvores eram cortadas em uma área da floresta e, em seguida, queimadas. As lavouras eram plantadas em maio e colhidas em novembro. Em poucos anos, esse método de cultivo tornava o solo infértil. Então, os agricultores cortavam e queimavam outra parte da floresta para deixar a área infértil se recuperar – o que normalmente levava de dois a três anos. As cinzas das plantas e árvores forneciam um fertilizante para o solo. Os agricultores também drenavam pântanos para a agricultura. Além dos campos comunitários, cada família tinha um quintal para cultivar um pouco de comida.

Milho

O milho foi domesticado há milhares de anos e foi o cereal básico do império Maia. Ele era transformado em farinha e usado para fazer tamales, tortilhas e tacos. Esse cereal também era usado para produzir bebidas. Muitas espécies dele eram plantadas, incluindo o milho azul.

Hortaliças, folhas e ervas

A dieta maia era constituída por vários tipos de hortaliças bem conhecidas hoje em dia, incluindo moranga, pimenta, pimentão, abóbora, inhame, mandioca, batata e batata-doce. Diversas folhas de plantas também eram utilizadas na culinária maia. Geralmente, a comida era agrupada e cozida nas folhas de agave para criar um prato chamado mixiote. No México, ainda se come essa receita. Os Maias também cultivavam coentro e uma planta medicinal conhecida como erva-de-santa-maria.

Frutas, nozes e feijão

A dieta Maia incluía também vários tipos de frutas, como abacate, melancia, mamão, goiaba, tomate e limão. Eles também cultivavam castanha de caju, assim como amendoim e outras leguminosas.

Chocolate

O chocolate é um dos maiores presentes dados ao mundo. O cacau tinha tanto valor no império asteca que também era usado como moeda. A palavra “chocolate” vem da palavra maia/asteca “chocolatl”, mas o chocolate maia era diferente do chocolate quente de hoje porque eles não usavam açúcar. Em vez disso, acrescentavam especiarias no seu chocolate espesso, como farinha de milho e pimentão.

Outros alimentos

Os Maias coletavam algas – conhecidas como tecuitlatl – da água do lago devido ao seu teor de proteínas. Eles também criavam abelhas para obter mel, bem como pescavam e caçavam. A caça disponibilizava uma variedade de animais para a alimentação, como perus, porcos selvagens, coelhos, iguanas, patos, veados, cachorros e um roedor conhecido como cutia. Também consumiam insetos, como minhocas e gafanhotos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível