×
Loading ...

Maneiras de assar alho na grelha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Assar alho ajuda a domar seu sabor pungente além de amaciá-lo o suficiente para ser amassado para que seja usado em uma variedade de aplicações culinárias. Pode-se assar em grelha, inteiro ou em dentes, tão facilmente como no fogão, no forno ou grelhas de carvão ou gás.

Alho pode ser assado inteiro ou em dentes individuais (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Assar com calor direto

Este método expõe o alho com casca direto ao calor da grelha. Corte a parte superior de seis cabeças de alho em cerca de 1,5 cm para expor a parte superior dos dentes. Cuide para não cortar demais e fazer com que os dentes se separem. Mergulhe a parte cortada em água por pelo menos 30 minutos até 1 hora. Se usar uma grelha a gás, pré-aqueça em calor alto por 15 minutos, depois baixe a temperatura. Para aqueles à carvão, queime-os até que tenha uma fina camada de cinzas. Coloque os alhos ao redor da grelha com as partes cortadas para baixo, assim não estarão em contato direito com a fonte de calor. Passe três colheres de azeite de oliva, cubra a grelha e deixe assar por uma hora e meia a duas horas até que esteja macio. É possível que tenha que usar oito ou dez briquetes no carvão para manter o calor alto para assar. Remova as cabeças de alho e coloque uma pitada de sal e pimenta. Quando estiverem frios o suficiente, amasse-os.

Loading...

Dentes de alho cobertos com papel alumínio

Descasque quantos dentes de alho você quer assar. Coloque 30 cm de papel alumínio em um balcão e coloque os alhos em cima. Coloque azeite o suficiente para cobri-los. Dobre o papel para cobrir, comece pelos lados mais longos, feche bem e repita com os lados menores para certificar-se de que o azeite não escorrerá para o fogo. Coloque o pacote em cima da grelha e asse até que o alho esteja macio e flexível, entre 20 e 30 minutos. Para guardar e usar no futuro, deixe que esfriem, guarde com azeite em pacote fechado hermeticamente. Se preferir amasse o alho e cubra com azeite antes de guardar. O azeite preserva o alho assado por até um mês.

Cabeças de alho preparadas com papel alumínio

Prepare as cabeças de alho para o método de aquecimento direto, com as partes superiores expostas e com a casca deixada intacta. Molhe com azeite e envolva apertadamente com papel alumínio. Coloque na grelha por 30 a 60 minutos até que esteja macio o suficiente para os dentes serem amassados em polpas.

Alho assado no carvão

Se o carvão estiver quente mesmo depois de ter terminado de cozinhar, use o calor para assar alho. Corte a parte superior da cabeça, pingue um pouco de azeite e envolva em papel alumínio em duas camadas. Enterre o pacote entre o carvão e deixe por uma hora mais ou menos. Retire e use como desejado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...