Maneiras de manter o equilíbrio ecológico

Escrito por ronnie daniels Google | Traduzido por paula mangia garcia terra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Maneiras de manter o equilíbrio ecológico
Todos podem contribuir para manter um ecossistema equilibrado (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)

Os organismos da Terra interagem com seu meio ambiente em um ciclo delicadamente equilibrado. A energia do sol é utilizada pelas plantas, que são por sua vez utilizadas como alimento por outras criaturas. O ciclo continua na medida em que formas de vida de plantas e animais morrem e são consumidas por microorganismos. Este ciclo de vida está em perigo devido ao uso excessivo pela humanidade dos recursos naturais e pelos danos ao ecossistema decorrentes da poluição.

Outras pessoas estão lendo

Gerenciar Cuidadosamente os Recursos Naturais

A expansão da civilização implica um crescente peso sobre o ecossistema. Minerais, combustíveis fósseis e outros recursos naturais estão se esgotando em um ritmo alarmante. A sobrepesca e a destruição do habitat estão causando uma perda de biodiversidade que terá consequências negativas no ecossistema a longo prazo. As espécies que precisam manter uma ecologia equilibrada estão ameaçadas de extinção por excesso de uso ou destruição de seu habitat. Isso pode ser facilmente visto em ecossistemas marinhos onde a perda de apenas algumas espécies pode ameaçar todo um ecossistema. Um esforço combinado para usar os recursos naturais de forma sustentável irá ajudá-lo a proteger e manter o equilíbrio ecológico, de acordo com uma página no website da Universidade de Michigan.

Controle Populacional

Na natureza, os predadores impedem a superpopulação das espécies. Infelizmente, os seres humanos não têm predadores naturais para o controle da população. É necessário que a ação seja tomada individualmente e também pelo governo para controlá-la. É um problema que deve ser tratado, apesar da sensibilidade emocional, cultural ou religiosa do assunto.

Assim como muitos peixes em um aquário sujam mais sua água, muitas pessoas no planeta podem afetar o equilíbrio ecológico. Entre 1927 e 1987, a população da Terra aumentou para 5 bilhões. Até o ano de 1999 população total atingiu 6.000 milhões e estima-se que cerca de 9 bilhões de pessoas estarão vivendo na Terra no ano de 2050, de acordo com o site da Universidade de Michigan. Controlar a taxa de natalidade através da contracepção e planejamento familiar irá reduzir a pressão sobre o ecossistema, reduzindo o preço do consumo dos recursos naturais.

Maneiras de manter o equilíbrio ecológico
Controlar a taxa de aumento da população reduz danos ao ecossistema (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Proteger a Água

A contaminação por esgoto, a poluição devido à produção e o escoamento superficial agrícola ameaça o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. O esgoto e o escoamento superficial agrícola podem causar uma cascata de efeitos nocivos sobre ele. Tomar medidas para reduzir ou eliminar a poluição provenientes de fontes difusas, tais como ruas e fazendas irá ajudar a manter o equilíbrio ecológico.

O esgoto e o escoamento de fertilizantes agrícolas podem causar o rápido crescimento de algas em lagos e riachos. O crescimento de algas bloqueia a luz solar e esgota o oxigênio da água, de acordo com uma página do site da Universidade do Sul do Alabama. Isto provoca uma redução na quantidade de vida vegetal natural no ecossistema marinho. Os animais que se alimentam de plantas morrem, o que leva à morte de animais que se alimentam deles. As algas em decomposição promovem o crescimento de organismos anaeróbicos, que libertam compostos na água que são tóxicos para os animais marinhos.

Maneiras de manter o equilíbrio ecológico
A poluição provoca transtorno do ecossistema (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O que fazer?

Proteger o equilíbrio ecológico é uma questão que todos podem se envolver. Você tem o poder de fazer um efeito positivo, não importa quão pequeno, em manter o delicado equilíbrio do ecossistema da Terra. Recicle para ajudar a prevenir o excesso de colheita de recursos naturais. Conserve energia, escolhendo aparelhos e automóveis energeticamente mais eficientes. Se todos usarem menos energia, menos poluição e menos carvão será necessário para alimentar a nação e o mundo. Incentive a família e os amigos a serem ecologicamente conscientes das formas que eles vivem diariamente. Assim como muitas mãos fazem trabalho leve, muitas pessoas trabalhando em conjunto podem ajudar a proteger e manter o ecossistema.

Maneiras de manter o equilíbrio ecológico
A reciclagem diminui a demanda por recursos naturais (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível