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Como massagear os músculos romboides

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os músculos romboides estão localizados ao longo da parte superior da coluna e penetram até as extremidades da escápula ou omoplata. Eles são músculos importantes durante a execução de massagens, pois costumam reter muita tensão, causando dor entre os ombros, o pescoço e até mesmo os músculos peitorais. Algumas dicas podem ajudá-lo a aprender a massagear os romboides.

Instruções

Os romboides estão localizados na parte superior das costas (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Fique em pé em frente à sua mesa de massagem com o rosto de seu cliente para baixo. Coloque a palma das suas mãos em ambos os lados do pescoço e pressione ambos os lados da coluna vertebral, aplicando tensão sobre os romboides. Pressione para baixo o máximo que puder e depois inverta o movimento, indo para cima e seguindo a linha de topo das omoplatas para os ombros. Volte para o pescoço e repita até que os tecidos fiquem aquecidos, tendo o cuidado de nunca trabalhar diretamente sobre a coluna vertebral.

  2. Comece a trabalhar mais profundamente os romboides usando novamente a palma de suas mãos. Desta vez, pressione um pouco mais forte e mexa seus pulsos para trás e para a frente, apertando os espaços entre a coluna e o ombro. Isso vai começar a relaxar os músculos superficiais, preparando-os para uma massagem mais pesada.

  3. Fique do lado direito de seu cliente e levante delicadamente seu pulso, colocando-o em sua parte inferior das costas. Se eles são menos flexíveis e você deve flexionar os músculos para manter o braço no lugar, enrole uma toalha e coloque sob o ombro para levantar o braço. Isto deve permitir-lhe relaxar completamente. Colocar o braço nas costas vai abrir o espaço sob a omoplata, dando-lhe acesso aos romboides em sua totalidade.

  4. Coloque as costas da sua mão na mesa de massagem para dar suporte e coloque os dedos da parte de dentro junto com o seu polegar. Coloque seu pulso na curva do pescoço de seu cliente e, em seguida, mova lentamente para a frente, afastando todo o seu antebraço da espinha. Quando seu antebraço estiver diretamente sobre os romboides, segure seu braço no lugar e mexa o pulso para trás e para frente trabalhando os músculos.

  5. Comece com uma leve pressão e trabalhe mais profundamente com o tecido conforme ele começa a se liberar. Você pode obter ainda mais usando a mesma técnica de massagem utilizando apenas o seu cotovelo. Depois de trabalhar os músculos de ambos os lados, termine com uma técnica de relaxamento. Solte o braço do cliente e repita a sua primeira técnica, aplicando pressão suavemente e aumentando-a gradativamente.

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