Mastectomia Vs. Lumpectomia

Escrito por jane gosford Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mastectomia Vs. Lumpectomia
(Image by Flickr.com, courtesy of Jurek Durczak)

Mastectomia e lumpectomia são as duas respostas cirúrgicas mais comuns para o câncer de mama. A lumpectomia envolve a remoção do tumor e de uma pequena quantidade de tecido saudável próximo à massa para ajudar a garantir a remoção de todos os vestígios do câncer. A mastectomia envolve a remoção do tumor e de todo o tecido saudável da mama. Muitas vezes, essa continua a ser uma decisão difícil para as mulheres, já que cada cirurgia tem suas vantagens e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Quando estiver considerando as suas opções entre as duas cirurgias, fique ciente de que lumpectomias continuam sendo uma primeira opção de tratamento comum entre muitas mulheres no estágio inicial do câncer de mama. Por outro lado, algumas mulheres ainda preferem a abordagem mais agressiva da mastectomia nos estágios iniciais. Mas é claro que em última estância, uma mastectomia pode ser necessária depois que uma lumpectomia tenha falhado para efetivamente tratar o câncer ou se o paciente possuir vários tumores agressivos na região.

Benefícios

Algumas mulheres preferem a lumpectomia pelo fato da aparência do seio permanecer menos alterada. A perda de um seio através de uma mastectomia pode traumatizar. Porém, pacientes de mastectomias podem decidir ter cirurgias de reconstrução do seio, um tipo de cirurgia cosmética que ajuda a restaurar a aparência do seio. Independentemente, de acordo com a clínica Mayo tanto a mastectomia quanto a lumpectomia continuam sendo ambas efetivas no tratamento do câncer de mama.

Tipos

Lumpectomias também servem como biópsias. Durante uma lumpectomia cirurgiões irão remover nódulos linfáticos para uma análise. Através de testes eles poderão ajudar a determinar a agressividade do câncer. Mastectomias também podem conter biópsias. Existem quatro tipos de mastectomia, com cada um sendo classificado de acordo com as partes do seio que são removidas. Mastectomias podem incluir a remoção total ou parcial das seguintes partes da mama: tecido mamário, pele da mama, aréola, mamilo, revestimento dos músculos do peito, parede torácica ou nódulos linfáticos da axila.

Advertência

Assim como em todas as cirurgias, infecção e sangramento ainda são um possível efeito colateral tanto da lumpectomia quanto da mastectomia. Após uma lumpectomia, você também pode sentir dor, sensibilidade, inchaço e uma aparência alterada na região do seio. Os sintomas após a mastectomia podem incluir rigidez do ombro e dor no braço, e claro que também há uma aparência severamente alterada. Sintomas pós-operatórios de ambas as cirurgias podem incluir dormência nos nódulos linfáticos localizados debaixo do braço, bem como o desenvolvimento de uma cicatriz na área do seio.

Consequências

Após uma mastectomia e lumpectomia, você ainda tem que discutir uma variedade de opções e possíveis tratamentos posteriores. Radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal podem ainda ser obrigatórias em adição à cirurgia. Você também pode querer discutir suas opções de cirurgia plástica a fim de restaurar a aparência do seu seio. Finalmente, se você ainda está lutando contra a experiência traumática desses eventos, você pode precisar de aconselhamento ou terapia de grupo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível