Memória de curto prazo após cirurgia de tumor cerebral

Escrito por berit brogaard | Traduzido por carla oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Memória de curto prazo após cirurgia de tumor cerebral
Pesquisadores descobriram que injeções de células-tronco podem ajudar inverter a perda de memória em ratos com lesões cerebrais (doctor with injection image by Lisa Eastman from Fotolia.com)

Cirurgia de tumor cerebral e outros tipos de traumas no cérebro pode afetar a memória de curto prazo. Memória de curto prazo é a capacidade para armazenar temporariamente as informações de complexidade variável. Uma vez que as informações contidas nela constitui a entrada para a memória de longo prazo, sua perda afeta a capacidade de aprender e de se lembrar de eventos recentes.

Outras pessoas estão lendo

Tumores cerebrais

Um tumor do cérebro é um crescimento anormal de células no cérebro ou suas membranas protetoras. Os benignos ou não-agressivo são de crescimento lento e não penetram no tecido circundante ou disseminam para outras partes do corpo. Os malignos ou agressivos são de crescimento rápido e podem se infiltrar em tecidos circundantes. Ambos podem causar danos ao tecido cerebral circundante à medida que crescem. A maioria dos tumores cerebrais são removidos cirurgicamente, e qualquer crescimento anormal restante é tratado com radiação.

Complicações

Por ser difícil de remover um tumor sem destruir os neurônios, uma das complicações mais comuns de cirurgia de tumor cerebral é a perda de memória de curto prazo. Essa perda envolve mudanças debilitantes em conexões neurais do cérebro. Uma conexão neural é um grupo de neurônios que tendem a "disparar" juntas. Essa tendência para disparar em padrões familiares também é conhecida como "potenciação". Quando o cérebro sofre um trauma em uma área que armazena informações, os neurônios nessa área não são mais capazes de se envolverem na potenciação de curto ou longo prazo.

Reabilitação

Reabilitação após cirurgia de tumor cerebral que resulta em perda de memória geralmente envolve psicoterapia e terapia cognitiva. A psicoterapia pode ajudar os pacientes a lidarem psicologicamente com as mudanças em sua condição. A terapia cognitiva é uma intervenção que pode ajudar os pacientes a aprenderem e reterem informações. O chamado método de recuperação de espaçamento pode também ser utilizado para melhorar o armazenamento de informações sensoriais. O método consiste em pedir a um paciente para identificar um objeto designado a partir de uma série de itens em intervalos cada vez mais longos.

Terapia com células estaminais

Embora não haja atualmente nenhuma maneira garantida de reverter a perda de memória de curto prazo após a cirurgia de tumor no cérebro e outros traumas para o cérebro, a terapia com células-tronco oferece uma solução possível. Frank M. LaFerla, professor de neurociência, e seus colegas da Universidade da Califórnia-Irvine descobriram que, quando os ratos com perda de memória induzida foram injetados com células-tronco, eles desenvolveram sinapses, ou conexões entre os neurônios, no local danificado. Após o tratamento, os ratos lesionados realizavam bem testes de memória, como os ratos de controle saudáveis.

Estimulação cerebral profunda

A estimulação cerebral profunda é uma outra maneira promissora para combater a perda de memória após cirurgia de tumor cerebral. Nesse tipo de estímulo, os elétrodos são implantados no cérebro do paciente, e a corrente elétrica estimula as áreas danificadas. O especialista em Neurocirurgia Andres Lozano e seus colegas descobriram os efeitos positivos da estimulação cerebral profunda ao tentarem controlar o apetite de um paciente que sofria de obesidade. O paciente repentinamente teve memórias vívidas de um evento que havia ocorrido 30 anos antes. A técnica já foi usada para reverter perda de memória em pacientes de Parkinson e de Alzheimer, mas a esperança é que terá benefícios terapêuticos para pacientes com outros tipos de problemas de memória.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível