Método científico de seis passos para crianças do ensino primário

Escrito por kathy dawson | Traduzido por leticia vitória
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Método científico de seis passos para crianças do ensino primário
O método científico começa com observações curiosas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A própria essência da ciência é o fato de que ela necessita do uso do pensamento criativo e crítico enquanto alunos investigam as suposições e os fatos que apoiam a suas dúvidas. Através do uso de seis passos básicos do método científico para explorar e descobrir novos produtos e ideias, alunos do ensino primário aprendem a formular perguntas, pesquisar, colocar hipóteses, juntar e analisar informações para chegar a conclusões com base em seus dados e apresentar suas pesquisas.

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Faça uma pergunta

O método científico começa ao fazer perguntas sobre observações feitas pelos alunos, que devem procurar por coisas comuns para examinar de novas formas e com novos significados. Após colocar uma série de perguntas, incentive-os a decidir quais questões os deixaram mais curiosos e a selecionarem a essas perguntas para uma investigação científica.

Pesquisa

Após estabelecer o que desejam investigar, os alunos devem pesquisar livros, a internet e entrevistas com especialistas para juntar o máximo de informações possíveis. Em seguida, podem gravar sua pesquisa, pois é importante validar a credibilidade das informações, direcionando o caminho para formar uma hipótese.

Hipótese

Após juntar as informações através de pesquisas, cada aluno segue o método científico colocando uma hipótese. Essa suposição normalmente é colocada como "Se eu...(fizer isto) então...(isso) irá acontecer". Uma hipótese é colocada de tal forma que os resultados possam ser medidos, referindo-se de volta à pergunta original.

Experimentos

O próximo passo é testar a hipótese com um experimento. O propósito do experimento é descobrir se a hipótese é verdadeira ou falsa. Os experimentos devem ter uma variável independente, uma variável dependente e um controle. A variável independente é a parte do experimento que muda durante o processo, enquanto a variável dependente ocorre em resposta às mudanças da variável independente. O controle é a parte do experimento em que não há variável independente e que permite uma comparação aos resultados no experimento.

Análise e conclusão

O próximo passo é analisar a informação ou os dados obtidos com os experimentos para concluir se a hipótese foi provada como verdadeira ou falsa. Se os resultados indicarem que a hipótese é falsa, pesquise por informações adicionais, forme uma nova hipótese e siga novamente o método científico. Se a hipótese original se provar verdadeira, repita o experimento para comprovar os resultados.

Transmissão dos resultados

Como os cientistas, os alunos precisam transmitir os resultados de seus experimentos. Durante esse passo, os alunos devem apresentar suas descobertas através de relatórios escolares e demonstrações e em feiras de ciências e competições. Diários da pesquisa feitos antes do experimento, assim como registros dos procedimentos e conclusões, destacam o conhecimento dos alunos sobre suas investigações e o método científico.

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