Método de titulação para a gradação de melaço

Escrito por tim walsh | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Método de titulação para a gradação de melaço
A cana de açúcar é refinada através da titulação para produzir melaço (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O melaço é o subproduto da refinação da cana-de-açúcar ou da beterraba sacarina. O processo, chamado de titulação, envolve extrair o açúcar da cana ou beterraba colhida, que são esmagadas para produzir sumo, que é fervido para ficar concentrado. O suco cristaliza em açúcar, enquanto o líquido viscoso remanescente é um xarope chamado melaço. Mais água é adicionada para cada ponto de ebulição subsequente, produzindo diferentes tipos de melaço, determinados pela titulação dos cristais do xarope e dos cristais de açúcar extraídos.

Outras pessoas estão lendo

Titulação

A titulação é um método de análise quantitativa usado na química para descobrir a concentração de uma substância dentro de outra. Em termos de produção de melaço, a titulação se refere ao processo no qual o suco da cana ou da beterraba é fervido. A fervura extrai e cristaliza o açúcar do líquido, o que resulta num suco mais concentrado.

Titulação da cana de açúcar

A titulação da cana de açúcar produz até três graduações de melaço: suave ou Barbados (primeiros melaços), escuro (segundo melaço) e melaço blackstrap (ultraconcentrado). O suco da cana de açúcar e seus subsequentes melaços podem ser sulfurados ou não-sulfurados. O suco da planta jovem de cana de açúcar é tratado com dióxido de enxofre, que age como um conservante durante o processo de fervura. A cana de açúcar mais madura não precisa desse tratamento.

Gradação da cana de açúcar

O melaço suave ou primeiro melaço é o mais doce depois da titulação. Como foi fervido no menor intervalo, ainda resta uma grande quantidade de açúcar a ser extraído por fervuras subsequentes. O melaço escuro, ou segundo melaço, tem um gosto mais amargo. Tanto o melaço suave quanto o escuro são produzidos quando a maior parte do açúcar é removida do suco da cana. O melaço blackstrap é conhecido por conter minerais como o cálcio, ferro e potássio são comumente utilizados como suplementos nutricionais. O melaço blackstrap também pode ser usado na fabricação do etanol.

Titulação da beterraba sacarífera

O teor de açúcar da beterraba sacarífera é de cerca de 50%. Apenas o produto do estágio final de sua titulação é considerado melaço. Os estágios iniciais da titulação da beterraba são conhecidos como verde alto e verde baixo, e são reciclados para cristalização adicional. O melaço de beterraba contém níveis elevados de sais e compostos que tornam o produto final impalatável para os seres humanos. Ele é usado como aditivo de ração animal e na produção de levedura.

Outras fontes e usos para o melaço

O melaço pode ser produzido através do processamento de uvas, tâmaras, romãs e alfarroba, e pode ser usado para uma variedade de fins alimentares e industriais. O melaço é utilizado na fermentação do rum, bem como de cervejas escuras e fortes. Ele também é usado em conjunto com produtos de tabaco em narguilés, na produção de etanol, em aditivos para fertilizantes, e na argamassa para assentamento de tijolos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível