Metodologia para um plano de aula do jardim de infância

Escrito por harriette marchonde | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Metodologia para um plano de aula do jardim de infância
Os alunos do jardim de infância aprendem melhor quando participam em atividades de grupo (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Os métodos de ensino eficazes do jardim de infância são aqueles que levam em conta as personalidades das crianças como seres individuais, seus interesses e estilos de aprendizagem, bem como as teorias de desenvolvimento social e cognitivo sobre as crianças. Os professores competentes entendem que as crianças aprendem de várias maneiras, e que a inteligência e a aprendizagem ocorrem em diferentes contextos familiares e culturais. Ao empregar uma variedade de abordagens de ensino em todos os planos de aula, um público mais amplo de estudantes do jardim de infância é abrangido no processo de aprendizagem.

Outras pessoas estão lendo

Metodologias de conhecimento

As metodologias de conhecimento lidam com as formas de apresentar fatos e informações sobre um assunto. Em níveis de escolaridade mais elevados, isso, muitas vezes, envolve palestras, textos e apresentações audiovisuais. Como as crianças do jardim de infância ainda estão desenvolvendo a memória visual e auditiva, assim como a capacidade de ouvir os outros, elas não aprendem muito se tiverem que prestar atenção ao professor por muito tempo de forma passiva. É melhor limitar a instrução direta para segmentos com duração de cinco a sete minutos, apresentando, no máximo, dois trechos de informação durante esse período. Quando for necessário o uso de instrução direta, é muito mais benéfico para essas crianças as metodologias de conhecimento que são mais estimulantes, como demonstrações, debates e o que tenha a ver com o imaginário.

Metodologias de síntese

As metodologias de síntese de proporcionam meios para os alunos do jardim de infância usar o que aprenderam para a construção de um novo entendimento sobre o tema. Uma estratégia de ensino bem-sucedida é a aprendizagem cooperativa, que divide as crianças em pequenos grupos de diferentes níveis de habilidade para melhorar a sua compreensão de um assunto através da conclusão de uma tarefa ou projeto. Esse é um método eficaz, pois facilita o ensino redirecionado e incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade de sua experiência de aprendizagem. Outros métodos semelhantes também podem ser bem-sucedidos, como as discussões em pequenos grupos, experimentos, organizadores gráficos (atividades de representação pictórica que ajudam os alunos a categorizar a informação e compreender as relações entre as coisas e ideias) e atividades de resolução de problemas. Apenas certifique-se de que as atividades estejam centradas em torno de um crescente amor de uma criança do jardim de infância para expressar ideias, bem como na curiosidade insaciável e na grande necessidade de descobrir as coisas.

Metodologias de desempenho

As metodologias de desempenho levam as estratégias de síntese um passo adiante, pedindo aos alunos para usarem as informações recém-adquiridas e aprendidas anteriormente em atividades práticas de aprendizagem. Isso inclui a prática (individual, habilidade ou guiada pelo professor), encenações, marionetes, simulações e projetos, como móbiles, dioramas, colagens, ilustrações e revistas. Esses métodos são eficazes nas salas de aula do jardim de infância, pois as metodologias envolvem atividades interativas que permitem que as crianças explorem e aprendam por meio de testes, manipulação e exploração.

Brincando e usando várias metodologias

A criação de planos de aula para os alunos do jardim de infância exige criatividade e uma compreensão e valorização das diferentes formas que as crianças mais novas aprendem. Na educação infantil, a brincadeira -- independentemente de ser individual, em grupo ou cooperativa -- é um componente essencial da aprendizagem. Ao incorporar esse elemento em cada plano de aula e incluir pelo menos uma metodologia de ensino das três anteriormente apresentadas, fica mais fácil para os alunos do jardim de infância receber as informações necessárias, processar e utilizá-las de uma forma divertida e criativa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível