Mais
×

Metodologia para um plano de aula do jardim de infância

Atualizado em 22 julho, 2017

Os métodos de ensino eficazes do jardim de infância são aqueles que levam em conta as personalidades das crianças como seres individuais, seus interesses e estilos de aprendizagem, bem como as teorias de desenvolvimento social e cognitivo sobre as crianças. Os professores competentes entendem que as crianças aprendem de várias maneiras, e que a inteligência e a aprendizagem ocorrem em diferentes contextos familiares e culturais. Ao empregar uma variedade de abordagens de ensino em todos os planos de aula, um público mais amplo de estudantes do jardim de infância é abrangido no processo de aprendizagem.

Os alunos do jardim de infância aprendem melhor quando participam em atividades de grupo (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Metodologias de conhecimento

As metodologias de conhecimento lidam com as formas de apresentar fatos e informações sobre um assunto. Em níveis de escolaridade mais elevados, isso, muitas vezes, envolve palestras, textos e apresentações audiovisuais. Como as crianças do jardim de infância ainda estão desenvolvendo a memória visual e auditiva, assim como a capacidade de ouvir os outros, elas não aprendem muito se tiverem que prestar atenção ao professor por muito tempo de forma passiva. É melhor limitar a instrução direta para segmentos com duração de cinco a sete minutos, apresentando, no máximo, dois trechos de informação durante esse período. Quando for necessário o uso de instrução direta, é muito mais benéfico para essas crianças as metodologias de conhecimento que são mais estimulantes, como demonstrações, debates e o que tenha a ver com o imaginário.

Metodologias de síntese

As metodologias de síntese de proporcionam meios para os alunos do jardim de infância usar o que aprenderam para a construção de um novo entendimento sobre o tema. Uma estratégia de ensino bem-sucedida é a aprendizagem cooperativa, que divide as crianças em pequenos grupos de diferentes níveis de habilidade para melhorar a sua compreensão de um assunto através da conclusão de uma tarefa ou projeto. Esse é um método eficaz, pois facilita o ensino redirecionado e incentiva os alunos a assumirem a responsabilidade de sua experiência de aprendizagem. Outros métodos semelhantes também podem ser bem-sucedidos, como as discussões em pequenos grupos, experimentos, organizadores gráficos (atividades de representação pictórica que ajudam os alunos a categorizar a informação e compreender as relações entre as coisas e ideias) e atividades de resolução de problemas. Apenas certifique-se de que as atividades estejam centradas em torno de um crescente amor de uma criança do jardim de infância para expressar ideias, bem como na curiosidade insaciável e na grande necessidade de descobrir as coisas.

Metodologias de desempenho

As metodologias de desempenho levam as estratégias de síntese um passo adiante, pedindo aos alunos para usarem as informações recém-adquiridas e aprendidas anteriormente em atividades práticas de aprendizagem. Isso inclui a prática (individual, habilidade ou guiada pelo professor), encenações, marionetes, simulações e projetos, como móbiles, dioramas, colagens, ilustrações e revistas. Esses métodos são eficazes nas salas de aula do jardim de infância, pois as metodologias envolvem atividades interativas que permitem que as crianças explorem e aprendam por meio de testes, manipulação e exploração.

Brincando e usando várias metodologias

A criação de planos de aula para os alunos do jardim de infância exige criatividade e uma compreensão e valorização das diferentes formas que as crianças mais novas aprendem. Na educação infantil, a brincadeira -- independentemente de ser individual, em grupo ou cooperativa -- é um componente essencial da aprendizagem. Ao incorporar esse elemento em cada plano de aula e incluir pelo menos uma metodologia de ensino das três anteriormente apresentadas, fica mais fácil para os alunos do jardim de infância receber as informações necessárias, processar e utilizá-las de uma forma divertida e criativa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article