Métodos de desintoxicação do fígado

Escrito por angeline oppenheimer | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O fígado age como um filtro e agente desintoxicante para a corrente sanguínea. Quando o álcool é consumido, o fígado o metaboliza e o divide em resíduos metabólicos que pode induzir à embriaguez e prejudicar funções importantes desse órgão. O problema mais comum relacionado ao uso excessivo de álcool é a cirrose, que ocorre quando tecidos cicatriciais irreparáveis são formados no fígado. Para evitar essa doença e danos ao fígado, é essencial interromper o consumo excessivo de álcool e iniciar um processo de desintoxicação para ajudar o fígado a se livrar das toxinas.

Outras pessoas estão lendo

Líquidos

A água pura é a forma mais natural para eliminar o álcool do organismo. Beba de oito a dez copos diariamente para retirar as toxinas. Chás, em especial o chá preto (sem açúcar e leite) com algumas gotas de suco de limão (um bom agente desintoxicante) é igualmente eficaz. Beba também chá de camomila, que estimula os rins e ajuda a eliminar toxinas. Algumas pessoas adotam temporariamente uma dieta líquida para eliminar os efeitos nocivos do álcool. Ingerir apenas água, sucos, sopas e chás pode ajudar o corpo a eliminar os resíduos metabólicos.

Frutas

As frutas são ricas em fibras, fitonutrientes e água — todas são fontes poderosas para a limpeza e desintoxicação corporal. As vitaminas e os minerais essenciais encontrados nas frutas ajudam a eliminar as toxinas do corpo. De acordo com o site "detoxyourbodytoday.com", bagas, como os mirtilos, as framboesas, as amoras e os morangos, são os melhores agentes eliminadores de toxina. As bagas de airela e de açaí também são bons auxiliares de desintoxicação.

A fibra encontrada nos frutos também ajuda a limpar o sistema digestivo e a eliminar as toxinas. Outros alimentos ricos em fibras incluem os feijões, as nozes, as lentilhas, os pães de grãos inteiros, as massas e as frutas secas. Garanta que sua dieta contenha, no mínimo, cinco gramas de fibra em cada refeição.

Ervas

Várias ervas são conhecidas por ter propriedades que ajudam a desintoxicar o fígado. Na Europa, o cardo mariano é muito usado como um tônico para o fígado. O extrato desse produto pode melhorar a função hepática, proteger o fígado contra os danos causados pelo álcool e regenerar as células hepáticas danificadas. Como? O ingrediente ativo do cardo mariano, a silimarina, protege o fígado das toxinas que induzem a inflamação do órgão, ao mesmo tempo em que varre os radicais livres que causam danos no fígado.

Outro peso-pesado na desintoxicação é a bardana, tradicionalmente conhecido como um purificador do sangue. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas e ajuda a eliminar as toxinas, incluindo o álcool. A raiz é usada frequentemente em preparação à base de ervas e em tratamentos de cura holística na forma de suplementos, tinturas ou extratos líquidos. No Japão e em algumas partes da Europa, a bardana é comida como um vegetal.

Outras ervas com propriedades desintoxicantes incluem a raiz de dente-de-leão, flor de trevo vermelho, gengibre, salsa, pimenta caiena e chá verde. Elas podem ser compradas na forma de suplementos ou chá. Os quatro últimos elementos podem ser facilmente incorporados em sua dieta.

Aminoácidos

Alguns aminoácidos contendo enxofre, como a cisteína e a metionina, são úteis na desintoxicação do fígado. A cisteína é um aminoácido encontrado em alimentos com alta proteína, como frango, peru, ricota, queijo cottage, gérmen de trigo e aveia. Uma versão modificada dessa substância, a N-acetil-L-cisteína, ajuda na desintoxicação das toxinas. Ela também aumenta os níveis de glutationa, um antioxidante eficaz na remoção das toxinas do corpo.

A metionina pode ser encontrada em ovos, queijo, peixe, mariscos, aves e soja. O corpo o utiliza para fabricar a SAM-e (S-adenosil-metionina), que é essencial para o bom funcionamento de cada célula no organismo. Ela normaliza a função hepática e é frequentemente usada na Europa para tratar de os danos causados pelo álcool e a cirrose.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível